Browsing by Author "Antunes, Joana Filipa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A comunicação nas perturbações do espectro do autismo : um estudo de casoPublication . Antunes, Joana Filipa; Pereira, Cristina Maria GonçalvesAs Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) são uma perturbação global do desenvolvimento que afeta três áreas do desenvolvimento do indivíduo, nomeadamente da comunicação, da socialização e da imaginação, sendo esta característica comumente conhecida como Tríade de Dificuldades. O presente trabalho centrou-se, em particular, na área da comunicação, através do estudo de uma criança diagnosticada com PEA a frequentar uma escola do Ensino Básico pela primeira vez. O trabalho de projeto, de natureza qualitativa, seguiu uma metodologia de Estudo de Caso, através do qual foi realizada uma investigação e intervenção sobre a mesma criança, procurando desenvolver competências comunicativas e modificar comportamentos sociais e funcionais na mesma. Ao longo da investigação, e após uma avaliação inicial por meio de observações não-participante anotadas em Grelhas de Observação e Escala de Envolvimento da Criança, foi aplicado um projeto de intervenção na área da comunicação, sendo realizadas atividades várias que procuraram desenvolver competências comunicativas na criança em estudo, nomeadamente de leitura e facilitassem a motivação daquela. O estudo, que se prolongou ao longo de seis meses, foi apoiado por observações participante, as quais foram descritas em realizadas entrevistas às pessoas que diariamente conviviam e participavam no desenvolvimento da criança, nomeadamente a mãe, professoras e terapeutas, a partir das quais se procurou compreender as suas perspetivas acerca da criança e do meio escolar no qual aquela se encontrava inserida. Após a aplicação do projeto de intervenção foram realizadas novas observações não-participante, sendo os dados anotados em Grelhas de Observação e na Escala de Envolvimento da Criança. Por fim, foi realizada uma análise da intervenção e uma confrontação dos dados obtidos antes e após a aplicação do projeto. Os resultados demonstram que a criança apresentou um ligeiro desenvolvimento na área da comunicação e nas suas competências comunicativas, bem como na sua integração na nova escola, na qual se havia deparado com novos colegas, professores, auxiliares, espaços e rotinas.
