Browsing by Author "Augusto, Ana Rita Salgueiro"
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- As desigualdades sociais, as práticas participativas e os percursos de sucesso na infância : um estudo comparativo na cidade da CovilhãPublication . Augusto, Ana Rita SalgueiroEste Trabalho de Projeto surge para responder à seguinte questão-problema: como é que os educadores de infância identificam e corrigem as desigualdades que as crianças transportam, para que estas não sejam impedimento de um percurso académico, pessoal e social de sucesso? Após um estudo teórico, percebemos que as práticas pedagógicas participativas permitem aos educadores de infância trabalharem com as crianças e as suas diferenças, de forma a capacitá-las para competências que podem levar as crianças a percursos académicos, pessoais e sociais de sucesso – como por exemplo, competências de reflexão, resolução de problemas e gestão de emoções. Depois foi realizado um estudo comparativo em duas instituições de educação pré-escolar, no concelho da Covilhã, utilizando para isso várias técnicas de investigação qualitativa: entrevistas aos educadores de infância dos grupos de crianças com 5 anos e coordenadores pedagógicos das instituições; sessões de observação às práticas pedagógicas dos educadores entrevistados; e análise de documentação das instituições. Este estudo, para além de tentar responder ao problema encontrado, teve outros objetivos: ajudar os profissionais a refletir sobre as suas práticas pedagógicas; perceber a escolha dos profissionais relativamente à metodologia que utilizam tendo em conta as diferentes conceções que apreenderam na sua formação inicial; entender as dificuldades que os educadores encontram ao aplicar determinada metodologia; e procurar contrastes entre a missão, visão e valores destes profissionais. Após análise dos dados recolhidos, concluímos que em ambas as instituições as práticas pedagógicas das educadoras de infância são pouco participativas. Para tentar resolver este problema, planificámos o projeto de intervenção Corcunda de Notre Dame, que visa, através de várias atividades, entre as quais um concurso de projetos pedagógicos, dotar as instituições de educação pré-escolar, e principalmente os educadores de infância da cidade da Covilhã, de ferramentas para efetuarem práticas pedagógicas participativas e assim identificarem e corrigirem as desigualdades das crianças, para que estas percorram caminhos de sucesso.
