Browsing by Author "Azevedo, Ana Maria Landeiro"
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- Crianças institucionalizadas: desempenho e relacionamento com a escolaPublication . Azevedo, Ana Maria Landeiro; Leitão, Maria Madalena Amaral VeigaEste trabalho de investigação teve como estudo as crianças institucionalizadas, do Centro de Acolhimento Temporário - Novo Mundo, para perceber qual a sua relação com a escola como também as competências que precisam ser melhoradas para que estas tenham um bom desempenho escolar. As crianças quando entram para uma casa de acolhimento têm que se adaptar a uma nova vida, a novas rotinas, a uma diferente escola, de criar novos amigos, entre outros aspetos. Estas mudanças, podem alterar o comportamento das crianças e jovens, o seu desempenho escolar e as relações com os outros, por isso a instituição deve apoiar e ajudar a criança a adaptar-se a esta nova realidade. Em Portugal, ainda há muito a fazer para que estas crianças possam ter a qualidade de vida a que têm direito, quer ajudando e ensinando as famílias a lidar com os mais jovens e a não negligenciá-los, quer trabalhando com estas instituições de acolhimento de forma a integrar melhor estas crianças e jovens. A metodologia aplicada neste estudo é a investigação-ação de natureza qualitativa, tendo sido utilizados como instrumentos para a recolha de dados, a entrevista à diretora técnica, o focus groups, a observação sistemática das crianças ao longo do estágio, através do preenchimento de uma grelha de observação e do registo de notas de campo. Este estudo teve como objetivo perceber que representação as crianças institucionalizadas têm da Escola, como se relacionam com esta e qual o seu desempenho escolar. Nesse sentido, a intervenção centrou-se em atividades de animação artística e outras, procurando desenvolver e reforçar a concentração, a motivação e o gosto pela escola, bem como promover nas crianças uma maior confiança em si mesmas e nos outros, fatores essenciais para um bom desempenho escolar. No final da intervenção, apurámos que não se produziu as alterações comportamentais que esperávamos nas crianças da amostra, durante o tempo do estágio, todavia verificaram-se nelas mudanças aos seguintes níveis: cumprir de regras, raciocínio lógico, delinear de estratégias, conscientização das suas dificuldades de comunicação e melhor expressão verbal e corporal por parte da maioria das crianças, aspetos que consideramos serem um contributo importante para um bom desempenho escolar.