Browsing by Author "Barata, Ana Lúcia Afonso"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A educação das emoções com crianças de pré-escolar, de 4-5 anos de idade : um estudo de caso.Publication . Barata, Ana Lúcia Afonso; Ernesto Candeias MartinsTrata-se de um Relatório de Estágio integrado no Mestrado em Educação Préescolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Castelo Branco, onde abordaremos o roteiro da nossa prática pedagógica e a intervenção no âmbito da educação das emoções no contexto turma de pré-escolar. O tema da educação das emoções na pré-escolar pretende compreender as dificuldades das crianças em conhecer e controlar as emoções e, ao mesmo tempo capacitá-las a desenvolver a inteligência emocional e as habilidades sociais. Este estudo de caso incide no desenvolvimento das habilidades emocionais e sociais em crianças de pré-escolar de uma escola urbana de Castelo Branco e, simultaneamente na valorização da importância da educação das emoções ao nível escolar, familiar e na sua vida cotidiana. A metodologia qualitativa utilizada foi de um estudo de caso (descritivo, analítico e interpretativo) e a modalidade de investigação–ação, em contexto de prática pedagógica no programa de intervenção de educação de emoções a uma turma de crianças com 4-5 anos de pré-escolar. As técnicas de recolha de dados aplicadas foram a observação documental, natural e participante, entrevistas pré e pós-programa à educadora responsável por este grupo de crianças com o intuito de saber a sua opinião sobre educar para as emoções e comprovar a eficácia do programa implementado e, também entrevistas aos pais das crianças para perceber que importância davam às emoções na educação dos seus filhos. No que diz respeito às conclusões do estudo, salienta-se que o programa aplicado demonstrou algum sucesso, pois verificaram-se melhorias ao nível da identificação e nomeação das emoções, podemos assim considerar que este programa pode vir a ser uma ótima ferramenta e uma mais-valia para a avaliação socio emocional das crianças em idade pré-escolar.