Browsing by Author "Cardoso, Carla Alexandra Henrique"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O livro como elemento promotor do envolvimento da família nas práticas educativas : caminhos em prol da qualidade educativa em contexto de educação pré-escolar e de 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Cardoso, Carla Alexandra Henrique; Mendes, Teresa de Lourdes Frutuoso; Pereira, Maria José Pinto Infante LopesO presente relatório de investigação tem como objetivo demonstrar a descrição, a reflexão e a fundamentação didatológica dos modos de agir adotados em dois contextos de educação distintos: de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação-ação sobre a temática “O livro como elemento promotor do envolvimento da família nas práticas educativas”, desenvolvida no âmbito da Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar e da Prática Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico, visou a construção de conhecimentos sólidos sobre a temática explanada em particular, e sobre a ação em contextos educativos em geral. A sua temática foi, inicialmente, investigada, planeada, implementada e avaliada no sentido de colmatar a problemática identificada em contexto educativo de Educação Pré-Escolar. Deste modo, a reflexão sobre a ação e sobre os resultados levou-nos a concluir sobre os inúmeros benefícios da nossa proposta para os diversos intervenientes educativos, mas fundamentalmente para o desenvolvimento harmonioso e saudável da criança. Posteriormente, com o intuito de aprofundarmos o conhecimento sobre a temática em investigação, ampliámos o processo de investigação-ação ao contexto educativo do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste contexto, colocámos o enfoque da investigação na influência desta pedagogia diferenciada e partilhada no desempenho dos alunos. Assim, a proposta de uma “abordagem de parceria” contribuiu significativamente para o desenvolvimento e para o progresso das crianças abrangidas, bem como para a construção de um ambiente educativo de qualidade, onde todos os envolvidos são benificiários.
