Browsing by Author "Cardoso, Elsa Margarida Rama"
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- As TIC no 1º ciclo do ensino básico : resultados de uma investigação na prática de ensino supervisionadaPublication . Cardoso, Elsa Margarida Rama; Gil, HenriqueNeste artigo reflectimos sobre o impacto das TIC no processo de ensino e de aprendizagem, focando as novas formas de aprendizagem geradas pelo seu aparecimento e os desafios impostos à docência pela geração digital, nomeadamente a necessidade de estratégias. Além disso, as novas tecnologias surgem como um meio aliciante para os nossos alunos, que cada vez mais nascem e crescem numa era digital sendo estes dispositivos uma constante do seu dia-a-dia. Os objectivos da investigação realizada no âmbito da prática supervisionada pretenderam recolher dados acerca dos conhecimentos dos alunos e dos professores relativamente à utilização das TIC em contexto educativo. Uma outra preocupação desta investigação foi a de investigar em que medida as opiniões dos órgãos diretivos (diretor e coordenador de departamento) podem ou não influenciar a implementação de «rotinas» que visem a utilização das TIC no processo de ensino e de aprendizagem. Dos dados recolhidos foi possível averiguar-se que a formação dos professores em TIC se mostrou ser «aleatória», sem uma orientação prévia e/ou adequação ao nível de docência, assim como, se perspectivou uma ausência de um quadro concetual teórico que pudesse promover uma adequada utilização das TIC, apesar dos alunos já terem um domínio e um conhecimento aceitáveis de acordo com a respectiva fixa etária. Neste sentido, é importante que os órgãos directivos possuam conhecimentos e uma literacia digital que possa influenciar os professores e que consiga criar condições para uma efectiva utilização das TIC, uma vez que nesta investigação foi possível verificar uma certa falta de orientação estratégica que pode por em causa uma utilização sistemática e extensiva das TIC.
- A utilização das TICE/computador numa escola do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Cardoso, Elsa Margarida Rama; Gil, HenriqueAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) mudaram radicalmente e, de forma irreversível, o modo como os indivíduos trabalham, comunicam, interagem, investem, aprendem e ocupam os seus tempos livres. A sociedade atual é uma sociedade marcada pela era digital, em que as tecnologias assumem um papel preponderante nas interações sociais e profissionais das pessoas. Também a Internet, os computadores, os telefones móveis e outros desenvolvimentos das tecnologias de informação e comunicação como a fibra ótica e a TV digital, têm transformado profundamente a maneira como as pessoas vivem, as suas formas de lazer que têm vindo a ser introduzidas e as novas formas de interação social. A revolução digital apresenta, como é natural, grandes desafios à escola e aos agentes educativos. A escola não pode ser alheia ao desenvolvimento da sociedade e aos desafios que esse desenvolvimento acarreta. No quotidiano, as escolas mostram algumas dificuldades em garantir, a um grande número de jovens, os instrumentos mínimos no campo da literacia digital. O grande desafio da escola e dos educadores é proporcionar a todos os alunos as mesmas oportunidades e condições ao nível da literacia digital que lhes permitam ser cidadãos ativos e participativos na sociedade atual e futura. No entanto, a obtenção destes objetivos requerem um corpo docente envolvido e motivado, professores confiantes e competentes na exploração educativa de novas ferramentas digitais e de metodologias mais adequadas a estes novos meios. Neste sentido, o estudo aqui apresentado visa aprofundar o conhecimento sobre o modo como os professores do Ensino Básico de uma escola da Cidade de Castelo Branco utilizam as TICE/Computador, visto que a complexidade e os problemas inerentes à integração das TICE/Computador, em particular, a ambiguidade e a falta de clareza relativamente ao lugar e ao papel que as TICE/Computador devem ocupar no currículo é uma das problemáticas na área das tecnologias de comunicação e informação. Interessa-nos compreender de que forma é que as experiências de aprendizagens se relacionam com as tecnologias de informação e comunicação e, também, perceber qual o uso das tecnologias e em que contextos são usados no processo de ensino e de aprendizagem. Seguindo os princípios metodológicos da referencialização, foi desenvolvido um inquérito por questionário, entrevistas semi-diretivas e notas de campo. O estudo incidiu na análise do discurso pedagógico em torno das TICE incluído no Currículo Nacional do Ensino Básico (CNEB), segundo três focagens distintas: (1) na inclusão das TICE nos elementos curriculares estruturantes do CNEB; (2) na relação entre as TICE e as experiências de aprendizagem; (3) uma visão relativamente ao potencial e às limitações das TICE para criação de experiências de aprendizagem.