Browsing by Author "Correia, Ana Cláudia Domingues"
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- Matemática recreativa na relação dialética entre escola e família : um estudo envolvendo alunos do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Correia, Ana Cláudia Domingues; Afonso, Paulo José MartinsEste relatório de estágio visa, como o próprio nome indica, relatar os acontecimentos de uma prática supervisionada que neste caso ocorreu numa turma do 4º ano de escolaridade, na Escola Básica de São Tiago em Castelo Branco. Partindo do tema de investigação “Matemática Recreativa na Relação Dialética entre Escola e Família – Um estudo envolvendo alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico realizámos seis tarefas matemáticas com todos os alunos presentes na sala (dezassete). Definimos os seguintes objetivos de estudo: (a) promover a matemática recreativa junto dos pais/encarregados de educação dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico; (b) auscultar a opinião dos pais/encarregados de educação quando desafiados pelos seus filhos/educandos com situações de recreação matemática; e (c) analisar o contributo dos pais/encarregados de educação, para a escola, acerca da matemática recreativa em função do seu passado e promover o gosto pela matemática nos alunos. Esta investigação é um estudo exploratório e utiliza uma metodologia maioritariamente qualitativa. Sem grandes explicações, eram apresentadas as tarefas aos alunos da turma em forma de “magia e brincadeira”. Os alunos, em grande grupo, resolviam e tentavam descobrir a estratégia ou, de certa forma, como era feita aquela magia. Depois de descobrirem todas as resoluções e estas serem bem explicadas e esclarecidas, os alunos levavam as atividades para casa e faziam-nas aos seus encarregados de educação. Neste momento questionavam os encarregados de educação se na altura em que eles andavam na escola também aprendiam atividades deste género. Posteriormente os alunos levaram um questionário para os encarregados de educação onde estes respondiam sobre a sua opinião acerca da matemática e a sua dificuldade, o que tinham achado das atividades propostas, a que nível estas atividades melhoravam a aprendizagem dos seus educandos, se achavam boa ideia a utilização deste tipo de atividades na aprendizagem de conteúdos matemáticos e, finalmente, tinham uma parte onde colocavam as atividades que sabiam deste género. As principais dificuldades neste estudo foram a participação da família, pois apenas um dos encarregados de educação colocou atividades deste género. Esta atividade foi feita com os alunos posteriormente na sala de aula, pois é importante a transmissão de conhecimentos entre a família e os alunos. Mas já sobre a opinião acerca deste tipo de atividades, em geral, todos os pais aprovaram e disseram que era uma mais-valia pois deixava de tornar a matemática aborrecida e tão difícil. Num modo geral, as notas dos alunos na área da matemática subiram e os alunos gostaram muito das atividades, pedindo até para serem mais vezes utilizadas atividades deste género. Reparámos que com isto aumentaram os níveis motivacionais para com a matemática.