Browsing by Author "Costa, Cristina Isabel Lourinho da Trindade"
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- Contributo das TIC no envolvimento de uma aluna, com dificuldade intelectual e desenvolvimental, nas atividades da disciplina de educação tecnológica : um estudo de caso.Publication . Costa, Cristina Isabel Lourinho da Trindade; Pereira, Cristina Maria Gonçalves; Quelhas, Maria do Rosário Henriques Branco PiresA temática do nosso estudo de caso centra-se, por um lado, no contributo que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) apresentam, no processo de inclusão de uma Aluna com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID), e por outro, na análise ao papel das TIC, na promoção do envolvimento da Discente nas atividades da disciplina de Educação Tecnológica (ET). Pretendemos também evidenciar, através da aplicação da Escala de Envolvimento da Criança (Laevers, 1994) que sempre que existe envolvimento, a Aluna com DID, apresenta níveis de concentração elevados e uma atividade mental intensa, e, consequentemente, condições promotoras de aprendizagem significativas. Com o intuito de sustentar a nossa investigação, efetuámos uma revisão bibliográfica fundamentada, séria e rigorosa, tanto ao nível do enquadramento teórico, como ao nível da metodologia. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram a Escala de Envolvimento da Criança, (Laevers, 1994), grelhas de observação de comportamentos e entrevistas semiestruturadas aos intervenientes neste processo. A aplicação desta Escala de Envolvimento ocorreu em quatro momentos (8 e 22 de novembro, 6 de dezembro de 2013 e 31 de janeiro de 2014), com um intervalo de duas semanas, entre os primeiros três momentos de observação e de nove semanas, entre o terceiro momento de observação (6 de dezembro de 2013) e o último momento de observação (31 de janeiro de 2014). As observações foram realizadas sempre no período da manhã, às mesmas horas (11. 05 h, 11. 40 h e 12.10 h). A aplicação da escala de envolvimento possibilitou-nos confirmar que a Aluna se envolveu de uma forma bastante positiva, apontando para um nível de envolvimento com momentos de grande intensidade, nível 4, em todos os momentos de observação, com exceção de um único momento de observação, em que obteve um nível de envolvimento médio, nível 3, (1.ª observação do dia 6 de dezembro de 2013), uma vez que consideramos que a Aluna se encontrava ocupada na atividade, mas a um nível rotineiro. Os dados recolhidos mostram que as atividades foram propiciadoras de diversos momentos envolventes, capazes de promover aprendizagens significativas. Assim, consideramos que a Aluna está integrada no contexto escolar e consegue adquirir as competências delineadas, dentro das Orientações Curriculares, para a disciplina de Educação Tecnológica. Salienta-se ainda que o contexto escolar é propício à aquisição de novos saberes e competências, onde o Docente de Educação Tecnológica ajuda a Aluna na sua formação e no seu desenvolvimento. Constatamos também que a participação e colaboração da Encarregada de Educação, bem como a intervenção dos Professores e técnicos envolvidos, são cruciais para o processo de aprendizagem da Aluna.