Browsing by Author "Dias, Cristiana Daniela Subtil"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A simbologia da água nos contos e o seu papel na formação literária da criançaPublication . Dias, Cristiana Daniela Subtil; Pires, Maria da Natividade CarvalhoO presente Relatório de Estágio surge no âmbito da nossa prática Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico, integrada no 2º ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, lecionado na Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Nele faremos uma apresentação e reflexão da prática, referindo mais em pormenor o que concerne aos dados relativos ao nosso tema de investigação que foi sempre articulado com os outros temas da prática. O tema por nós escolhido foi “A simbologia da água nos contos para crianças e o seu papel na formação literária da criança”. Esta opção justifica-se pelo facto de considerarmos que este tipo de trabalho é essencial no 1º ciclo, uma vez que exige que os alunos infiram mais sobre as leituras que fazem desenvolvendo também a sua compreensão leitora. Para além disso, os textos escolhidos estimulam também a imaginação da criança pois estabelecem uma relação entre duas dimensões: por um lado, uma dimensão ecológica em que as crianças estabelecem uma relação entre o elemento “água” e as suas vivências diárias e, por outro lado, uma dimensão cultural e mitológica associada ao imaginário. No nosso entender, este tema é muito interessante para as crianças e pode potenciar grandes aprendizagens. O período de prática supervisionada proporcionou a análise das relações entre estas duas dimensões e também a análise da forma como este elemento é visto pelas crianças e qual o poder e importância que lhe atribuem. A opção metodológica desenvolvida foi o estudo de caso, tendo como técnicas de recolha de dados a observação, as notas de campo e o registo gráfico que contempla os questionários e os desenhos. A análise dos resultados pretende verificar se ocorrem alterações na forma como os alunos encaram este elemento da natureza, na importância que lhe atribuem e nas relações que estabelecem entre as duas dimensões apresentadas. Este relatório constitui assim o fim de uma etapa preenchida por muitas aprendizagens, momentos de reflexão e experiências que nos vão marcar para a vida. Permitiu-nos estabelecer uma articulação entre a teoria e a prática, entre o papel de professor e o de investigador, pois todo o professor deve ser investigador a fim de melhorar as suas práticas e a fim de contribuir para uma melhoria significativa do ensino dando o seu contributo com novos estudos sobre educação.