Browsing by Author "Diogo, Francisca Estima"
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- A digital plan for elderly institutions: a preliminary surveyPublication . Gil, Henrique; Diogo, Francisca EstimaPortugal is one of the oldest countries in Europe and the World. Regarding infoexclusion, all national and international studies report that the elderly is the most infoexcluded social group. The pandemic that we are still experiencing has made confinement measures quite restrictive at the level of institutions for the elderly. Isolation worsened and socio-emotional disturbances worsened the quality of life of the elderly. This preliminary study aimed to investigate the existence of a digital plan that can reverse these constraints. The focus groups carried out in three institutions for the elderly in the district of Castelo Branco (Portugal) with directors, caregivers, psychologists, and physical activity therapists, showed a great lack of knowledge regarding the digital area for the elderly. The researchers presented some suggestions in the focus groups that were accepted: a robust Wi-Fi network for the entire institution; digital training for staff in apps related to cognitive training, motor training, and social networks; apps related to video calls; creation of a digital space in the institution so that all seniors can access and use digital resources for free.
- A utilização das aplicações digitais e de recursos tecnológicos nas rotinas dos idosos institucionalizados: propostas e estratégias para a sua implementação em contexto ruralPublication . Diogo, Francisca Estima; Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraTendo em consideração o facto de o envelhecimento ter aumentado nas últimas décadas, Portugal não é exceção. Ao mesmo tempo também tem vindo a evoluir os recursos, as ferramentas digitais e os cidadãos têm que estar infoincluídos, contudo os idosos constituem aquele grupo mais infoexcluídos, pelo que se tem que tomar medidas para a sua infoinclusão. O presente Trabalho de Projeto, elaborado no âmbito do Mestrado em Gerontologia Social da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, pretende responder à seguinte questão: “Qual a importância que os profissionais conferem à utilização das tecnologias e às aplicações digitais no quotidiano dos idosos institucionalizados, numa situação de pandemia, em contexto rural?”, tendo em consideração o estado de pandemia covid 19, que ainda vivemos. Tentar perceber, neste contexto pandémico, se a pandemia veio alterar o desempenho dos profissionais relativamente ao uso das tecnologias digitais nas instituições. Profissionais esses que se encontravam a exercer funções na qualidade de diretor técnico, assistente social, enfermeiro, auxiliar e ainda outros profissionais tais como: técnico de desporto e fisioterapeuta. Para o efeito, foram enunciados os seguintes objetivos: a recolha da opinião dos profissionais em relação à utilização das tecnologias por parte dos idosos; indagar qual a utilização das tecnologias digitais realizadas pelos profissionais, em contexto de pandemia, junto dos idosos; compreender qual o impacto das tecnologias digitais associadas à qualidade de vida dos idosos de acordo com as opiniões dos diferentes atores (diretores técnicos, assistentes sociais, enfermeiros e auxiliares e outros profissionais tais como: técnico de desporto e fisioterapeuta). Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo que envolve vários estudos de caso (casos múltiplos): envolveu três lares do conselho de Castelo Branco, pelo que, esta investigação privilegiou o contexto rural. Para o efeito, foram selecionadas instituições localizadas em freguesias rurais do concelho de Castelo Branco. Os participantes deste estudo foram profissionais que se encontram a exercer funções na qualidade de diretor técnico, assistente social, enfermeiro, auxiliar e ainda outros profissionais tais como: técnico de desporto e fisioterapeuta. No sentido de se averiguar quais os recursos digitais utilizados, quais as implicações que os mesmos tiveram no decurso de pandemia covid 19 junto dos idosos. Das entrevistas semiestruturadas e do focus group, que foram realizados fez-se análise de conteúdo desses dois instrumentos de investigação e pode-se concluir que não há formação dos profissionais, que há falta de recursos, que as utilizações são feitas apenas por alguns dos profissionais e que os idosos apenas utilizaram os recursos digitais para realizarem vídeo chamadas, falta de formação dos utentes, o analfabetismo, entre outras. Pretende-se com esta investigação propor, um plano digital tendo em conta as opiniões recolhidas e também o que a investigação tem verificado: criar ima infraestrutura de WiFi e de uma rede forte em toda a instituição, fazer com que todos sem exceção utilizem as tecnologias digitais nas suas rotinas, criar espaços dedicados aos recursos digitais, pode ser uma sala, um gabinete de acordo com as condições da instituição, promover ações de formação, Workshops para que os cuidadores, os técnicos conheçam o que se tem sido feito até ao momento e ouvir as necessidades dos idosos de cada uma das instituições.