Browsing by Author "Diogo, Marta Sofia Gomes Ferreira"
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- A comunicação mediada por computador, através de email, na relação escola-família no 1º Ciclo do Ensino Básico: estudo casoPublication . Diogo, Marta Sofia Gomes Ferreira; Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraO presente relatório de estágio foi concretizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) no cumprimento dos requisitos necessários para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, estando inserido no plano de estudos do 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação de Castelo Branco Neste relatório de estágio é apresentada a Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar e a Prática Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico, assim como também a investigação “A comunicação mediada por computador, através de e-mail, na relação escola-família no 1º Ciclo do Ensino Básico: Estudo Caso”, sendo que esta se concretizou no 1º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, o estudo teve como objetivo promover a comunicação através do email entre os Encarregados de Educação e a escola. O mesmo foi realizado na Escola Quinta da Granja em Castelo Branco na turma 2ºB, no qual participaram oito Encarregados de Educação e respetivos educandos. A metodologia que se considerou mais adequada para a realização da investigação foi de carácter qualitativo onde se efetuou uma investigação que se reporta ao estudo de caso e à investigação-ação. Relativamente aos instrumentos e técnicas de recolha de dados optámos pela realização de inquéritos por questionário aos alunos e Encarregados de Educação e entrevistas semiestruturadas a duas professoras da instituição onde foi realizada a investigação de forma a ter conhecimento da opinião relativamente à utilização das TIC, e neste caso, ao e-mail, e os seus impactos na relação escola-família. A implementação deste estudo realizou-se em 4 sessões de intervenção prática e a análise de dados demonstrou uma motivação, manifestada por parte dos alunos, pela participação ativa ao longo de todo o projeto, tendo o e-mail auxiliado a promover melhores aprendizagens no contexto de ensino e aprendizagem. Foi notório, por parte dos Encarregados de Educação que os mesmos utilizam as TIC e o e-mail nas suas rotinas diárias, sendo que referiram ser mais uma ferramenta digital importante no acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem dos seus educandos. Tendo por base, as entrevistas semiestruturadas realizadas às professoras da instituição verifica-se que, de uma forma, geral as tecnologias digitais têm grande impacto na educação criando, assim, novas formas de aprendizagem. Após a triangulação dos dados foi possível verificar-se, através das opiniões manifestadas pelos participantes na investigação (encarregados de educação e seus educandos) que a utilização do e-mail pode proporcionar uma maior aproximação entre a família e a escola com vantagens evidentes que se traduzem num maior envolvimento destes intervenientes no processo de ensino e de aprendizagem.