Browsing by Author "Esteves, Andreia dos Anjos da Costa"
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- Composição musical na disciplina de formação musical no ensino profissional de música : estudo de casoPublication . Esteves, Andreia dos Anjos da Costa; Raimundo, José Filomeno Martins; Pinho, José Francisco Bastos Dias deAo longo dos últimos anos é evidente um crescente interesse pelo tema da criatividade ou improvisação musical, bem como se tenta perceber de que forma esta deve ser aplicada no contexto da sala de aula. Nos dias de hoje a educação recorre cada vez mais às mais variadas formas de mobilização, inspiradas essencialmente no jogo, modelo natural de inclusão, interesse, participação e assimilação por parte do aluno. Através do jogo espontâneo ou das suas próprias criações como forma de expressão, o jovem consegue muito mais facilmente exprimir-‐se e manifestar os conteúdos que assimilou, demonstrando desta forma o sucesso ou não, das teorias e metodologias de aprendizagem aplicadas. Todos nós sabemos que o processo de aprendizagem se torna muito mais eficaz quando a matéria é do nosso interesse pessoal, ou nos é apresentada de forma atrativa. Não existirá assim forma mais atrativa de apresentar a educação/formação musical a um aluno do que o próprio jogo. E é no contexto do ‘jogo musical’ que se enquadra a criatividade, onde se inserem a criação, a exploração e a improvisação musical. As competências artístico-‐ musicais desenvolvem-‐se através da aquisição de competências como a apropriação de sentidos, de técnicas, de experiências de reprodução, criação e de reflexão atendendo aos diferentes tipos de contextos sociais e culturais e aos níveis particulares de desenvolvimento individual do aluno, devendo sempre a aprendizagem respeitar e acompanhar o ritmo natural do desenvolvimento do aluno. Ao longo do presente trabalho, e tendo em conta este contexto, será aplicado um estudo a um grupo de alunos do Ensino Profissional de Música, tendo por base todo um conjunto de metodologias aplicáveis nas aulas de grupo. Pretende-‐se apurar de que forma estas metodologias são ou não adequadas a este tipo de ensino, se influenciam e ajudam a melhorar o aproveitamento e a aprendizagem, bem como se vão ou não ao alcance das necessidades e pretensões dos alunos.