Browsing by Author "Ferreira, Madalena Isabel Matias"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Os jovens, a escola e o cyberbullyingPublication . Ferreira, Madalena Isabel Matias; Moreira, Maria João da Silva Guardado; Dionísio, Bruno Miguel de AlmeidaEste Projeto surge na necessidade de intervenção e criação de medidas para a sensibilização, combate e prevenção ao cyberbullying nas escolas. O cyberbullying é neste momento um dos problemas com que os jovens se debatem e que dia para dia está a aumentar devido à afluência destes às redes sociais. Muitos dos jovens desconhecem os perigos do mundo cibernético acabando por vezes o virtual a se transformar numa realidade que destrói o bem-estar físico, emocional e psicológico. Podendo em casos mais graves levar os jovens ao suicido. As escolas não têm conhecimento de quantos casos de cyberbullying ocorrem em relação aos seus alunos, mas têm a noção de que o problema existe. Enquanto o bullying ou violência na escola é visível logo sendo mais fácil de ser detetado pelos intervenientes escolares, em contrapartida o cyberbullying é mais difícil de ser detetado, pois estes casos só chegam ao conhecimento de terceiros através de denúncias das próprias vítimas de cyberbullying aos quais estão sujeitas. Esta necessidade de intervenção nas escolas surge devido a que em determinados casos, as próprias vítimas de bullying na escola acabam por tornar agressores de cyberbullying, como forma de vingança e através do anonimato. Através do acesso à internet em sua casa, a vítima de bullying sente-se segura, longe do seu agressor e pronta para atacar. Este Projeto de Intervenção intitula-se “Os Jovens, a Escola e o Cyberbullying”, tendo o objetivo de realçar e advertir para o aumento do número de vítimas que cada vez mais lutam para se libertarem do “pesadelo” do cyberbullying mas também com incidência nos bullies (agressores), para que estes tomem consciência dos seus atos e o que estes acarretam. Constituído por um estudo a 110 alunos do 3º Ciclo e do Curso de Educação e Formação inseridos num Agrupamento de Escolas. Este Projeto tem como finalidade a obtenção de respostas sobre as formas, consequências e prevenção do cyberbullying em relação às vítimas e seus agressores, tendo em conta a relação que existe entre o bullying escolar e o cyberbullying. Este estudo foi elaborado através de vários instrumentos de recolha de dados entre a comunidade escolar do Agrupamento (Alunos, docentes e auxiliares). Tendo por base um plano de intervenção com atividades e medidas de sensibilização, prevenção e combate ao bullying e cyberbullying, para posteriormente serem aplicadas e desenvolvidas no Agrupamento onde foi realizado este estudo. Podendo desta forma dar origem a outras intervenções sobre o tema, adaptando estas às necessidades de intervenção de outras comunidades educativas.