Browsing by Author "Fonseca, Joana Lopes da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A motivação no processo de aprendizagem musical : estudo de caso no Conservatório de Música de BarcelosPublication . Fonseca, Joana Lopes da; Corrêa, Maria Luísa Vila-Cova Tender Barahona; Agostinho, Clotilde Alves NunesTendo como base as teorias motivacionais e a sua importância no processo de ensino aprendizagem, o presente projeto de investigação teve como objetivo identificar as motivações dos alunos para a aprendizagem da música, em particular da Viola D’Arco, assim como as estratégias motivacionais que os alunos consideram mais eficazes para se sentirem motivados e se envolverem no processo de aprendizagem. Neste sentido, procurou-se fazer uma revisão sobre algumas das principais teorias motivacionais e das suas implicações na aprendizagem e sucesso dos alunos, quer no campo da aprendizagem em geral, quer no campo da aprendizagem musical. De forma a operacionalizar a implementação/exploração de algumas estratégias de motivação consideradas promotoras de maior interesse e envolvimento na aprendizagem, criou-se um Ensemble de Violas D’Arco, focado na aprendizagem colaborativa entre pares, escolha de algum reportório e de atividades a realizar, indo ao encontro do interesse/gosto dos alunos, desenvolvimento do sentido criativo, interação professor-aluno, responsabilização pelo resultado individual e do grupo e no envolvimento nas atividades propostas, promovendo maior capacidade, autonomia e eficácia face às atividades. Com base na aplicação de dois questionários, um constituído por questões abertas e fechadas e outro constituído por questões abertas, a uma amostra de alunos do Conservatório de Música de Barcelos, foi possível avaliar o grau de motivação e interesse dos alunos face à Aprendizagem da Viola D’Arco, bem como explorar estratégias motivacionais no sentido de promover maior interesse, dedicação, e por conseguinte maior sucesso escolar. Os resultados obtidos referentes ao questionário de questões fechadas, foram analisados utilizando o método quantitativo. Quanto aos resultados das questões abertas, foram obtidos a partir da análise de conteúdo das respostas apresentadas. A apresentação dos mesmos resultados evidenciou a existência de diferentes motivos que levam os alunos a envolverem-se nas aprendizagens musicais, entre eles: as recompensas externas; a satisfação e o prazer que a música proporciona; o seu valor intrínseco, ou seja, o gosto, a curiosidade pessoal; a realização pessoal, traduzida pelas crenças nas capacidades e competências dos alunos na realização das tarefas; o ensino mais individualizado, o desejo/ambição de destaque na comparação com os outros, o reconhecimento, e por fim a relação interpessoal, com destaque para o envolvimento entre pares e interação entre professores e alunos.