Browsing by Author "Janeiro, Susana Mafalda Tormenta"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Proposta de sistematização dos vários graus de aprendizagem : (do 1.º ano de iniciação ao 8.º grau de Fagote)Publication . Janeiro, Susana Mafalda Tormenta; Pinho, José Francisco Bastos Dias de; Carreira, CarolinoA escolha do presente trabalho sustenta-se na constatação da inexistência de uma prática sistematizada da aprendizagem de fagote em Portugal. Como consequência desta situação o ensino do instrumento decorre invariavelmente mais da experiência pessoal e profissional de cada professor, do que do recurso a uma ferramenta de trabalho devidamente estruturada e atualizada. A proposta de sistematização apresentada abrange o período de formação que decorre do 1º grau ao 8º grau de ensino e sustenta-se na investigação decorrente da minha experiência de ensino em Portugal e no estrangeiro. Para a realização deste trabalho, foram investigadas várias sistematizações do ensino do fagote, em escolas portuguesas, suíças, espanholas e francesas. Procurei assim reunir o material que achei mais interessante, tentando melhorar aspetos que do meu ponto de vista eram importantes, adaptando-os à nossa realidade concreta. Sendo um trabalho essencialmente dirigido para a vertente do ensino do fagote, não se circunscreve ao papel do professor. Embora procurando fornecer os suportes necessários à prática docente, centra-se objetivamente no aluno, reconhecendo as suas especificidades e fornecendo-lhe as ferramentas de apoio necessárias, designadamente naquilo que são os aspetos fundamentais para quem se inicia na prática do fagote. Dada a complexidade do tema, este trabalho procura abranger a vertente do ensino do fagote nas suas diferentes variáveis: o papel do professor, no que diz respeito às questões metodológicas e específicas do ensino deste instrumento; os objetivos a atingir por cada grau de ensino, não esquecendo o desenvolvimento humano do aluno enquanto pessoa; a sistematização de literatura musical e textos de apoio a ministrar por cada grau de ensino; finalmente os textos de apoio para os alunos sobre os mais diferentes assuntos ligados à prática do ensino do fagote, designadamente a respiração, embocadura, postura, dedilhações, montagem e manutenção do instrumento, montagem e raspagem de palhetas, entre outros. A abrangência dos temas tratados tem como objetivo não resumir o presente trabalho a um mero manual de métodos de aprendizagem de um instrumento. Procura-se abarcar outro tipo de temáticas que têm que ver com as ciências humanas, muitas vezes esquecidas e determinantes no processo formativo: motivação, socialização, pedagogia, desenvolvimento humano, etc. Com este trabalho procura-se sobretudo contribuir para uma prática mais sistematizada e profissionalizada do ensino da música, especificamente do fagote, abordando esta problemática no contexto de abrangência que lhe é devido.
