Browsing by Author "Malheiros, Rodrigo Seoane"
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- Lumikha - Creating a world while everibody is playing : empreendedorismo social na era digitalPublication . Malheiros, Rodrigo Seoane; Silva, José Miguel Gago da; Neves, João Vasco MatosO empreendedorismo social é um tema embrionário nas ciências sociais e advém de uma associação entre o tradicional tema do empreendedorismo e o recente tema das empresas sociais, emergente no quadro dos problemas sócio-econômicos, organizações que surgiram nos últimos 30 anos, em resposta aos graves problemas de exclusão social e desemprego. Essas empresas tem se organizado segundo lógicas empresariais e inscrevem suas atividades no mercado embora prossigam finalidades sociais de interesse geral e não o interesse privado lucrativo. Por outro lado este projeto é uma investigação sobre marcas e como estas estão se individualizando para atender com ainda mais customização aquele consumidor que quer ser único e ter um produto diferenciado de sua marca preferida. Nesse contexto surgiu a expressão “customização em massa” primeiramente citada por Joseph Pine(1999), que a definiu como desenvolver, produzir, comercializar e entregar produtos e serviços a preço razoável com suficiente variedade e personalização para que quase todos encontrem exatamente o que querem. Unir essa nova necessidade das marcas aos novos modelos de negócio como o crowdfunding ou investimento coletivo é o contexto para a realização deste projeto que pode ser dividido em duas partes. O primeiro consiste em investigar esse novo universo da economia criativa e com foco no digital e com grande iteração social, abordando conceitos recentes como a customização de massa, o marketing one-one e o design thinking para o estabelecimento de uma marca de sucesso. E o segundo passo do projeto consiste na criação da marca e identidade corporativa para a Lumikha essa nova empresa de caráter social que pretende utilizar uma plataforma de crowdfunding com foco em ideias sociais como vitrine e que serão apoiados através de jogos online para dispositivos móveis como smartphones e Tablets. Alguns aspectos de design serão os estudados para realização desse projeto. Uma análise de casos de empresas que utilizam a customização de massas e empresas sociais, seguido de um estudo em processos de design thinking e design de serviços centrados no utilizador de onde será extraído os conceitos base na criação do modelo de negócios e da comunicação da empresa, e finalmente os resultados serão colocados para avaliação através de pesquisas com o público alvo para dimensionar o valor dessa empresa para a sociedade e o contributo desta investigação.
