Browsing by Author "Marques, Ana Catarina Garcia"
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- O ensino da matemática com recurso a materiais manipuláveis e a sua utilização no momento da avaliaçãoPublication . Marques, Ana Catarina Garcia; Afonso, Paulo José MartinsCada vez mais é solicitado ao educador/professor que seja um profissional ativo, crítico e reflexivo na sua prática pedagógica. Estas exigências são fruto dos atuais desafios e das diversas situações problemáticas com que se deparam nas escolas de hoje. De um vasto leque de situações, o ensino da matemática despertou particularmente o nosso interesse, porque apesar de ser uma área com um elevado potencial educativo e lúdico para as crianças, acaba por ser uma área que não as motiva, e como consequência, estas obtêm baixos resultados escolares. Neste sentido, o presente Relatório remete-nos para a reflexão das práticas vivenciadas durante o estágio em contexto Pré-Escolar e em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com especial interesse na reflexão sobre o contributo dos materiais manipuláveis (M.M) na avaliação das aprendizagens matemáticas. Depois de definido o problema de investigação, avaliar o contributo dos materiais manipuláveis na matemática aquando da avaliação das aprendizagens, e o objetivo a atingir, averiguar se as aprendizagens matemáticas são mais eficazes com o apoio dos materiais manipuláveis nos momentos de avaliação, foram definidas as estratégias metodológicas. Entre elas, destaca-se o recurso à avaliação formativa para obter os resultados necessários para a análise da eficácia dos materiais. É de salientar que alguns alunos não conheciam os materiais ou não estavam aptos a manipulá-los corretamente, pelo que esses foram, numa primeira fase, explorados com ajuda do professor. Por sua vez, recorreu-se aos dados quantitativos, de forma a fazer-se uma análise qualitativa referente à eficácia dos materiais. De uma forma geral, verificámos que os materiais, numa fase inicial, eram utilizados livremente, e, posteriormente, já eram utilizados pelas crianças com uma intencionalidade educativa, nomeadamente como auxiliares na resolução das tarefas matemáticas e das fichas de avaliação. Apesar disto, apurámos que os materiais manipuláveis não foram totalmente eficazes nos momentos de avaliação, uma vez que os alunos ditos bons, com recurso ou não a estes materiais, continuaram a obter bons resultados escolares e os alunos ditos menos bons obtiveram resultados bastante heterogéneos. Sendo assim, os que utilizam materiais manipuláveis, aquando dos momentos de avaliação, não obtiveram melhores resultados que os alunos que não recorreram aos mesmos materiais. Através das conclusões obtidas no nosso estudo-caso, podemos inferir que os M.M contribuem positivamente para o sucesso académico dos alunos, pois apesar de não serem totalmente eficazes nos momentos de avaliação, estes foram utilizados na sala de aula, inúmeras vezes, potenciando o desenvolvimento de competências matemáticas nos alunos.
