Browsing by Author "Mateus, Daniela Alexandra Monteiro"
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- Origami - um recurso didático para a aprendizagem lúdica de noções matemáticas no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Mateus, Daniela Alexandra Monteiro; Jorge, Fátima Regina Duarte Gouveia Fernandes; Silveira, Paulo Alexandre Anselmo Lopes daEste Relatório incide sobre as atividades que desenvolvemos na Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB. Integra a apresentação de um estudo de investigação-ação conduzido numa turma do 2.º ano, constituída por 28 alunos, norteado pela seguinte questão de investigação: “A realização de atividades envolvendo Origami motiva as crianças e fomenta a aprendizagem de noções matemáticas no 1.º CEB? Com o intuito de clarificar e simplificar todo o estudo a desenvolver, definimos os seguintes objetivos: a) Conceber, implementar e avaliar tarefas/atividades matemáticas ajustadas ao currículo do 1.º CEB que requeiram a utilização de Origami; b) Analisar e avaliar a repercussão (vantagens e dificuldades) da utilização de Origami no 1.º CEB c) Evidenciar o valor das atividades realizadas com recurso a Origami para a aprendizagem de noções matemáticas no 1.ºCEB. A investigação decorreu em paralelo com a Prática Supervisionada em 1.º CEB e implicou o desenvolvimento e implementação de 7 tarefas matemáticas com recurso a Origami. Para o desenvolvimento da investigação, adotámos uma metodologia qualitativa, inserida na modalidade de paradigma interpretativo e sustentada num desenho de Investigação-Ação. Privilegiámos como instrumentos de recolha de dados, a observação participante, recolha de documentos produzidos pelos alunos e registo de notas de campo. Recorremos também à elaboração de uma entrevista semiestruturada à professora cooperante, bem como de um questionário de opinião dos alunos. A análise de dados seguiu a técnica de análise de conteúdo, com base na construção prévia de categorias e subcategorias. Em resultado da realização do estudo em questão, concluímos que as aulas de cariz lúdico, mais precisamente aquelas em que se recorre ao uso de Origami, estimulam e motivam os alunos para a aprendizagem, criando um espaço de enorme fruição, promotor de aprendizagens significativas. Também nos foi possível inferir que a partilha de conhecimentos, a entreajuda, a cooperação, a curiosidade e o interesse foram uma constante durante a realização de atividades inerentes ao Origami. Pelo que, somos levados a afirmar que o Origami assume um importante papel na mediação das aprendizagens dos alunos. O estudo permite-nos, ainda, concluir que apesar de os alunos demonstrarem algumas dificuldades na execução do Origami, este proporcionou a aquisição de novas aprendizagens, entre elas a compreensão e memorização das tabuadas.
