Browsing by Author "Milheiro, Dinis Manuel Trindade"
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- A iniciação de uma língua estrangeira (inglês) por dois sujeitos com Síndrome de Down : estudo de caso exploratórioPublication . Milheiro, Dinis Manuel Trindade; Morgado, Maria Margarida Afonso de Passos; Nunes, Maria Gabriela de Oliveira GomesTendo como ponto de partida a investigação sobre processos cognitivos e de aprendizagem de indivíduos com Síndrome de Down, bem como as estratégias de aquisição de linguagem, a investigação que aqui se apresenta, apesar de ter como base uma temática até agora pouco abordada em estudos realizados, assume uma grande pertinência em termos da efetivação da aprendizagem de uma Língua Estrangeira (Inglês) nesta população. No presente estudo demonstramos que o conhecimento e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação são inequivocamente encarados como um símbolo de normalização social e não existem motivos para que os indivíduos portadores de Síndrome de Down fiquem excluídos desta realidade tecnológica. Neste sentido foi criado um software para o ensino e aprendizagem da Língua Inglesa, como língua estrangeira, que pretende, neste caso concreto, aferir o domínio de dois sujeitos portadores de Síndrome de Down relativamente a alguns conteúdos básicos da Língua, mediante um conjunto de atividades que promovem a associação entre palavras e imagens. Com a implementação do programa de intervenção e da respetiva análise dos dados pudemos constatar que, apesar da intervenção precoce não se apresentar por si só como uma cura mágica, o contato atempado com a Língua Inglesa assume-se como fundamental para a edificação de bases sólidas, contribuindo para a aquisição de requisitos essenciais para fazer face às exigências impostas pela sociedade atual. Sendo a Língua Estrangeira (Inglês) parte integrante do desenvolvimento de capacidades de memória, linguagem, comunicação e pensamento e também uma língua do agrado dos dois sujeitos em estudo, apercebemo-nos pois facilmente que o empenho, o à vontade e o sucesso na realização das atividades, demonstrados ao longo da intervenção, se apresentaram como o resultado de um precoce, progressivo e profícuo contato dos mesmos com esta língua estrangeira. Para além disso acreditamos que, com a devida continuidade, esta aprendizagem apresentar-se-á como uma ferramenta muito útil nas suas vidas. O contributo ativo e eficaz de todos os intervenientes no processo educativo assume-se como essencial e o papel da família evidencia, claramente, uma posição determinante em todo o processo, conforme nos foi possível apurar com os dois sujeitos que integram este estudo.
