Browsing by Author "Nunes, Ana Rita Rodrigues Roque Pina"
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- A importância da literatura para a infância na educação pré-escolar : as questões de géneroPublication . Nunes, Ana Rita Rodrigues Roque Pina; Pires, Maria da Natividade Carvalho; Picado, Joaquim José ManteigasEste estudo integra-se no âmbito da Prática Supervisionada em Educação Pré- Escolar e enquadra-se na temática da importância da literatura infantil relacionada com as questões de género, para a construção de identidade de género nas crianças em idade pré – escolar. O interesse e curiosidade por esta temática surgiram após observadas as atitudes e os comportamentos diferenciados de género por parte de algumas crianças, em contextos diversos. Desta forma definimos como objetivo central promover a igualdade de género recorrendo a diversas leituras de contos de literatura para a Infância, onde essa dimensão fosse pertinente. O estudo aborda o papel da literatura infantil na educação pré – escolar, no sentido da utilização desses textos para desenvolver uma comunicação emotiva e interrogativa e, assim, potenciar a redefinição de modos de pensar. Nos livros infantis surgem, por vezes, representadas situações de grande diferenciação entre géneros, de escolha de papéis, comportamentos e valores, tanto ao nível dos textos como das ilustrações; noutros, pelo contrário, promove-se a igualdade de género. A utilização de livros que abordem a temática das questões de género permite-nos também compreender o seu potencial para questionar conceções de género instaladas e realçar que a literatura infantil é um meio privilegiado de diálogos sobre estas questões no ensino pré – escolar. Para melhor compreender as reações das crianças de forma a aprofundar o conhecimento da temática, realizámos diversas pesquisas. Recorremos à metodologia do estudo de caso e a diferentes técnicas e instrumentos de investigação, nomeadamente a observação participante, onde observámos e registámos o comportamento espontâneo das crianças nos diferentes cantinhos da sala (de modo a registar o essencial desses mesmos comportamentos e atitudes de acordo com os objetivos do estudo); às notas de campo que fomos recolhendo ao longo da investigação; e ainda às entrevistas que foram realizadas à Educadora de Infância e às crianças, no sentido de identificarmos as representações sobre os estereótipos de género. Esta pesquisa foi desenvolvida com um grupo de 25 crianças, sendo quatorze do sexo masculino e onze do sexo feminino. Recolhidos e analisados os dados, foi-nos possível apurar que se continuaram a manifestar alguns estereótipos de género por parte das crianças, apesar de por parte da educadora de infância isso não se verificar. Constatamos que é necessário e importante promover a igualdade de género no Jardim de Infância para que as crianças, desde cedo, comecem a perceber e interiorizar que todos devemos ter a mesma igualdade de direitos e de oportunidades.