Browsing by Author "Oliveira, Ana Maria Almeida de"
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- Desenvolver o sentido interpretativo por parte de crianças do pré-escolar relativamente a informação registada em pictogramasPublication . Oliveira, Ana Maria Almeida de; Afonso, Paulo José MartinsO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do cumprimento dos requisitos para a conclusão do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º. Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Castelo Branco. Este relatório apresenta o trabalho desenvolvido durante o estágio, integrando a investigação realizada na prática supervisionada em Educação Pré-escolar – “Desenvolver o sentido interpretativo por parte de crianças do pré-escolar relativamente a informação registada em Pictogramas”. O estudo está ligado à Área de Conteúdo da Expressão e Comunicação, mais propriamente, ao Domínio da Matemática. A amostra da investigação é constituída por vinte e cinco crianças de quatro e cinco anos de idade, constituindo o grupo onde se desenvolveu a Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar. Partindo do problema de investigação “Será que as crianças do Pré-escolar conseguem conceber/construir Pictogramas e interpretar/analisar informação matemática neles registada? ”, realizámos oito tarefas de teor investigativo e interpretamos os seus resultados fazendo uma análise de conteúdo. Esta investigação tem como objetivo geral desenvolver o sentido interpretativo de informação em crianças do Pré-escolar e como objetivos específicos: analisar a capacidade de registo de informação em tabelas; analisar a capacidade de interpretar informação registada em tabelas; analisar a capacidade de registo de informação em gráficos pictóricos; analisar a capacidade de interpretar informação registada em gráficos pictóricos. Do ponto de vista investigativo-metodológico, optámos por uma metodologia qualitativa e a tipologia assentou no estudo de caso. Segundo estes princípios, o investigador tem um papel ativo no contexto em análise, cabendo-lhe as tarefas de planificação, execução, observação e reflexão, visando melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Recorremos à observação participante, às notas de campo, aos registos fotográficos e em vídeo para a obtenção de dados. A Prática Supervisionada permitiu-nos experienciar de forma ativa a dupla função do educador - ensinar e investigar. Esta é uma etapa que engloba diversas experiências, momentos reflexivos e inúmeras aprendizagens. A junção da teoria à prática é um caminho indispensável para a eficácia e o sucesso.