Browsing by Author "Pereira, Ana Sofia Medroa"
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- As conceções das crianças da 2ª e 3ª infância, dos pais e dos profissionais de educação sobre igualdade de géneroPublication . Pereira, Ana Sofia Medroa; Pereira, Cristina Maria GonçalvesEste estudo foi realizado a partir das Práticas Supervisionadas em Educação Pré- Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da temática Igualdade de Género. O interesse por esta temática surgiu depois de ter assistido a defesas dos relatórios de colegas, tendo considerado importante realizar um estudo que me permitisse compreender e aprofundar questões relacionadas com a Igualdade de Género, tendo, ao mesmo tempo, como preocupação observar e intervir no âmbito das duas valências de estágio. Para a realização deste estudo, primeiramente, foi necessário realizar pesquisas sobre a temática em análise e sobre a realidade, os objetivos e os contextos da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Seguidamente, a esta revisão de literatura, foi necessário escolher qual o tipo de investigação, neste caso, optámos por realizar uma investigação-ação, recorrendo a diversas técnicas de recolha de dados, sendo elas as notas de campo (a partir das atividades realizadas em sala de aula), as entrevistas semiestruturadas e os questionários. Neste estudo pretendeu-se estudar todo o meio envolvente (mais próximo) da criança, assim, para além de recolhermos dados das crianças, também inquirimos os pais e entrevistamos a educadora e a professora, para que nos dessem a conhecer quais as suas conceções sobre a temática em análise. Essa preocupação relaciona-se com o facto da maioria dos autores consultados considerarem que as conceções dos adultos são, quase sempre, assimiladas pelas crianças, passando estas a assumi-las na sua relação com o mundo. Na Educação Pré-Escolar, o estudo foi realizado com as dezassete crianças presentes em sala (onze meninas e seis meninos), a educadora e os pais das mesmas. Já no 1º Ciclo do Ensino Básico, seguimos o mesmo método, realizando o estudo com as crianças (nove meninas e treze meninos), os pais e a professora. Optei por analisar e desenvolver atividades com todo o grupo de crianças, pois considero que a turma deve ser estudada como um todo, cada criança, deve ser “ouvida”, de forma a conhecer as diferenças individuais, como defende Thorne (1993), referenciado em Graue & Walsh (2003). No final de analisados os dados podemos inferir que ambos os grupos de crianças já revelam estereótipos de género, bem como comportamentos tipificados de acordo com as representações sociais de masculino e feminino. Nesse sentido, considero importante e necessário sensibilizar os pais e os profissionais de educação para que consciencializem o papel desempenhado na perpetuação dos estereótipos relacionados com o género, preocupando-se em adotar atitudes educativas promotoras de Igualdade de Género, de forma a que as crianças, desde cedo se consciencializem que todos são iguais em direitos e deveres.
