Browsing by Author "Pereira, Cristina"
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- Anti-Forssman prevalence in a sample of the portuguese population and its characterizationPublication . Mourato, Cristiana; Sousa, Jéssica; Martins, Diana; Teixeira, Paulo; Rocha, Clara; Pereira, Cristina; Barreira, Rogério; Mendes, FernandoIntrodução Descoberto em 1911 por Frederick Forssman, a expressão do antigénio (Ag) Forssman (Fs) varia entre espécies, estando raramente presente nos eritrócitos humanos. Em 1987, três famílias inglesas sem qualquer relação entre si, foram identificadas com um fenótipo designado Apae que, mais tarde, foi classificado como o 31º grupo sanguíneo: FORS. Os anticorpos (Ac) anti-Fs têm ocorrência natural em humanos e podem ter implicações transfusionais e de transplante, uma vez que o Ag está presente na superfície de eritrócitos, fluídos corporais e órgãos. Objetivos O principal objetivo deste trabalho foi avaliar a prevalência de Ab anti-Fs e esclarecer o seu impacto na medicina transfusional, classificando o tipo de imunoglobulina (Ig) envolvida. Materiais e Métodos Neste estudo foi utilizada a técnica standard de tubo para avaliar a presença de Ac anti-Fs em amostras de plasma de uma população de dadores Portugueses e classificar as imunoglobulinas envolvidas. Foi utilizada, para a realização de todas as experiências, uma suspensão de eritrócitos de ovelha a 3-5% com expressão positiva para Ag Fs. Resultados De um total de 11877 amostras, 117 (0,99%) apresentaram reações fracas (entre 0 e 1 numa escala de 0 a 4) quando em contacto com o Ag Fs presente na suspensão de eritrócitos de ovelha. Essas amostras foram posteriormente estudadas quanto à presença da mutação no gene GBGT1, responsável pela expressão da enzima Fs sintetase. Das 192 amostras estudadas (50 de cada grupo sanguíneo, à exceção do AB – o mais raro), para classificar o Ac envolvido, 52% revelaram ser apenas IgM, sendo as demais, uma mistura entre IgG e IgM. Conclusão Na população estudada, poucas amostras (<1%) apresentaram reação negativa contra os eritrócitos de ovelhas, confirmando a baixa prevalência deste grupo sanguíneo. Os padrões de reação das amostras são independentes do grupo sanguíneo ABO e do género. O Ac anti-Fs é principalmente, mas não exclusivamente, IgM.
- Assumir o desafio de uma parentalidade positiva : um programa de intervençãoPublication . Pereira, Cristina; Agostinho, ClotildeNa qualidade de profissionais da área da psicologia educacional, temos identificado, ao longo da última década, uma progressiva insegurança e, por vezes, preocupante angústia na vivência e na assunção da função parental. Essa situação reflete-se na preocupação crescente manifestada por parte dos educadores de infância que lidam com crianças que revelam um comprometimento no desenvolvimento social e emocional. De acordo com este cenário, alguns profissionais da educação começaram a utilizar o conceito de indisciplina para traduzir os comportamentos desadequados de crianças entre os 3 e 5 anos, associando muitas vezes esse “rótulo” à utilização indiscriminada do diagnóstico de hiperatividade. No âmbito da intervenção do Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento da Infância (CeADIn) da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, propomo-nos implementar um programa de inspiração sistémica e ecológica junto de pais de crianças ditas normais e de crianças com necessidades educativas especiais, intitulado Assumir o Desafio de uma Parentalidade Positiva. De acordo com o enunciado, o estudo de caso que pretendemos realizar é norteado pelas seguintes questões de investigação: - A implementação de um programa de Educação Parental de natureza sistémica/ecológica promoverá competências parentais eficazes para o desenvolvimento socio-emocional dos filhos? - Haverá diferenças entre os resultados obtidos junto dos pais de crianças “normais” e os resultados obtidos junto de pais de crianças com NEE antes e após a implementação do programa?
- Autoeficácia e estilos de aprendizagem: um estudo comparativo entre os alunos que frequentam o ensino artistico especializado da música e os alunos que frequentam o ensino regularPublication . Pereira, Cristina; Castilho, M.L.C.; Ramírez Celis, NicolásTendo como pressuposto que a aprendizagem musical é uma ferramenta importante para o desenvolvimento das crianças e que poderá promover e/ou exigir estilos de aprendizagem específicos, bem como níveis de perceção de autoeficácia elevados, pretende-se comparar dois grupos de alunos, estudantes de música e alunos que nunca tiveram esta experiência, relativamente às variáveis “perceção da auto-eficácia” e “estilos de aprendizagem”. De forma a dar resposta aos objetivos do estudo, optou-se pela implementação de um design de investigação descritivo de cariz correlacional que permitiu identificar níveis significativamente superiores de autoeficácia nos estudantes do ensino especializado da música, apesar de não se terem identificado diferenças significativas nos estilos de aprendizagem entre os grupos analisados. Neste percurso investigativo, destacamos o facto de ter tido como ponto de parda um problema que imergiu da prática profissional docente de um dos autores do artigo e que se foi organizando a parr de dados indutivos recolhidos nesse contexto. Este processo permitiu a identificação de questões de investigação decorrentes das observações participantes realizadas e que considerámos importante aferir de uma forma mais objetiva e suportada por dados quantitativos, de forma a clarificar e validar uma primeira análise de natureza meramente qualitativa.
- Cognitive and motivational constructs in portuguese and chinese students: an exploratory case studyPublication . Pereira, CristinaConsidering ever-increasing globalization and the context of multicultural societies the need of crosscultural studies is vital for understanding the changes in cultural phenomena and to introduce adaptations in multicultural educational contexts. The culture has an intrinsic relation with the way we think and has also an important function in collective programming of the mind. In this sense, it is important to analyze their relationship with cognitive and motivational constructs, namely the concepts “projects of future”, “subjective happiness”, “satisfaction with life” and “locus of control”. These constructs are essential to psychology since they have significant implications in the adaptation process and behavioral regulation. Based on these assumptions, the present study is organized as an exploratory case study with a convenience sample limited to a small number of Portuguese and Chinese young people attending a degree in education at the Polytechnic Institute of Castelo Branco, Portugal. The findings suggest the existence of coincident aspects in the profiles of the Portuguese and Chinese students in the motivational and cognitive variables analyzed that seems to corroborate the convergence perspective that suggests that the recent socioeconomics changes in Chinese society and ever-increasing globalization contribute to a gradual convergence of concepts and perspectives with the western culture.
- Concepções e expectativas de estudantes do ensino superior sobre o processo de tutoriaPublication . Agostinho, Clotilde; Pereira, CristinaOs níveis de insucesso escolar no ensino superior têm motivado preocupações justificadas dos diferentes intervenientes nesse sistema. O insucesso resulta de factores de natureza muito diversa, que envolvem os professores, os estudantes, os currículos e os contextos formativos, com efeitos entrecruzados que se têm mostrado difíceis de anular ou mesmo atenuar. É objectivo desta comunicação reflectir sobre a necessidade de implementar metodologias inovadoras nos processos de ensino-aprendizagem. Poderá questionar-se se o recurso sistemático a lições magistrais ou a um ensino presencial para grupos alargados de estudantes não deverá ser progressivamente substituído por abordagens tutoriais e de natureza investigativa, ao longo de todo o processo formativo. As tutorias organizam-se como um processo mediante o qual se oferece aos estudantes uma atenção individualizada, sistemática e integrada, ao longo da sua permanência no curso, no sentido de promover as suas potencialidades académicas, pessoais e relacionais. Tendo como pano de fundo estes pressupostos e considerando que o processo de tutoria pode ganhar uma relevância significativa na promoção da qualidade das aprendizagens, foi elaborado um questionário (Q.P.T.) com o objectivo de identificar as concepções e expectativas dos estudantes sobre este processo.
- Concepções implícitas do professor e mudanças educativas : que papel para a formação inicial de professores?Publication . Pereira, CristinaNumerosas pesquisas têm demostrado que as concepções implícitas do professor influenciam a forma como ensina e as suas opções metodológicas, interagindo de uma forma dinâmica com os contextos em que está envolvido. Tendo como base conceptual alguns dos pressupostos do “paradigma do pensamento do professor”, este artigo pretende reflectir sobre as condições e as estratégias de mudança conceptual, no âmbito da formação inicial de professores. A esse propósito apresentam-se os resultados de algumas investigações que, identificando alguns limites e dificuldades nos processos de mudança, apontam, de uma forma evidente, para uma relação dinâmica e, por vezes, conflitual, entre as concepções implícitas do professor sobre os processos de ensino-aprendizagem e os seus comportamentos pedagógicos.
- O contributo dos mapas conceptuais para o processo de aprendizagem da criançaPublication . Carita, Ana Sofia Nunes; Pereira, CristinaO presente artigo descreve e analisa um estudo realizado no contexto da prática pedagógica em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico e que teve como base metodológica os princípios da investigação-ação. A problemática subjacente à realização do estudo relaciona-se com a contributo dos mapas conceptuais na organização e aprofundamento das aprendizagens das crianças, pretendendo identificar as vantagens e os constrangimentos na utilização desta ferramenta cognitiva. As evidências obtidas apontam para a importância da utilização dos mapas conceptuais junto das crianças da amostra pois a sua utilização permitiu que clarificassem e organizassem os seus conhecimentos, desenvolvendo estratégias de representação/visualização da organização estrutural dos conceitos, quer a nível individual, quer em grupo de pares. Por sua vez, através da metodologia de investigação-ação e das técnicas de recolha de dados utilizadas foi possível aferir, com algum rigor, os resultados obtidos, permitindo a implementação de um ciclo de planificações e reflexões promotoras de ajustamentos na intervenção pedagógica. Destacamos, ainda, o facto de, fora do contexto das intervenções investigativas, as crianças terem tido a iniciativa de construir mapas conceptuais como um recurso de sistematização e consolidação da informação, indiciando a interiorização e a generalização da sua utilização a outros conteúdos e situações.
- Desenvolvimento e mudança no contexto da formação inicial de educadores/professoresPublication . Pereira, CristinaA presente comunicação tem como principal objectivo a apresentação e análise dos resultados obtidos a partir da administração do instrumento “Documento de Reflexão Auto-Avaliativa” a uma amostra de 112 alunos finalistas dos Cursos de Educação de Infância e de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, em três Escolas Superiores de Educação do centro do país. A construção e aplicação deste instrumento ocorreu no contexto de uma investigação acção que pretendeu implementar um programa de formação inicial de educadores/professores que na sua componente de formação em Psicologia visou o desenvolvimento de três dimensões que consideramos fundamentais a um desempenho pessoal e profissional adequado e flexível, a saber: a) Concepções Implícitas sobre os Processos de Ensino e de Aprendizagem b) Epistemologias Pessoais c) Desenvolvimento do Ego Esse projecto de investigação teve como quadro teórico de referência teorias de desenvolvimento humano e cognitivo-motivacionais que convergem com concepções construtivistas, perspectivando a formação inicial como um contexto privilegiado de desenvolvimento humano e de (re)construção de concepções no sentido de uma melhor adequação à profissionalidade docente. No sentido de operacionalizar o objectivo da pesquisa concebemos um programa de formação psicológica de educadores/professores que foi implementado ao longo de quatro anos junto dos alunos matriculados nos Cursos de Educação de Infância e de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação (E.S.E.) de Castelo Branco, no ano lectivo de 1998 (ano em que se iniciaram as licenciaturas desses cursos). Esse grupo de alunos integrou o grupo experimental da pesquisa. Para avaliar com maior rigor a pertinência do programa de formação para as mudanças desenvolvimentais pretendidas, considerámos fundamental a constituição de dois grupos de controlo constituídos por indivíduos com algumas características comuns às do grupo experimental (alunos matriculados no mesmo ano e nos mesmos cursos, na E.S.E. de Portalegre e na E.S.E. de Coimbra). Todos os alunos envolvidos na pesquisa foram avaliados relativamente às dimensões consideradas, no início (pré-teste) e no final (pós-teste) do processo formativo. Para esse efeito foram utilizados instrumentos padronizados que se tinham revelado adequados na “medição” das variáveis em análise.
- Desenvolvimento psicológico e mudança conceptual nos processos formativos : uma investigação-acção no âmbito da formação inicial de educadores/professoresPublication . Pereira, CristinaConsiderando que a Psicologia tem assumido um papel central na fundamentação dos processos formativos dos educadores e dos professores, desde os primórdios da sua identidade científica, constituindo uma importante referência conceptual de muitos dos projectos de investigação sobre os processos educativos que têm sido realizados, nomeadamente em Portugal, por profissionais de diferentes áreas do conhecimento, pensamos ser importante reflectir e questionar o seu contributo para uma renovação qualitativa do acto pedagógico. Este trabalho de investigação teve como objectivo implementar um programa de formação inicial de educadores/professores que na sua componente de formação em Psicologia visou o desenvolvimento de três dimensões que consideramos fundamentais a um desempenho pessoal e profissional adequado e flexível, a saber: a) Concepções Implícitas sobre os Processos de Ensino e de Aprendizagem b) Epistemologias Pessoais c) Desenvolvimento do Ego O seu quadro teórico de referência foram as teorias de desenvolvimento humano e cognitivo-motivacionais que convergem com concepções construtivistas, perspectivando a formação inicial como um contexto privilegiado de desenvolvimento humano e de (re)construção de concepções no sentido de uma melhor adequação à profissionalidade docente. No sentido de operacionalizar o objectivo da pesquisa concebemos um programa de formação psicológica de educadores/professores que foi implementado ao longo de quatro anos junto dos alunos matriculados nos Cursos de Educação de Infância e de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação (E.S.E.) de Castelo Branco, no ano lectivo de 1998 (ano em que se iniciaram as licenciaturas desses cursos). Esse grupo de alunos integrou o grupo experimental da pesquisa. Para avaliar com maior rigor a pertinência do programa de formação para as mudanças desenvolvimentais pretendidas, considerámos fundamental a constituição de dois grupos de controlo constituídos por indivíduos com algumas características comuns às do grupo experimental (alunos matriculados no mesmo ano e nos mesmos cursos, na E.S.E. de Portalegre e na E.S.E. de Coimbra). Todos os alunos envolvidos na pesquisa foram avaliados relativamente às dimensões consideradas, no início (pré-teste) e no final (pós-teste) do processo formativo. Para esse efeito foram utilizados instrumentos padronizados que se tinham revelado adequados na “medição” das variáveis em análise. Considerando o contexto do nosso problema e os objectivos de compreensão e mudança pretendidos, organizámos a pesquisa no sentido de uma metodologia que se inscrevesse na categoria de investigação-acção. Contudo, a preocupação em introduzir algum rigor na observação e análise dos dados, fez-nos ponderar a possibilidade de utilizar um planeamento que integrasse metodologias qualitativas e quantitativas. O delineamento progressivo do projecto concretizou-se, na sua vertente quantitativa, no estabelecimento de um desenho quasi-experimental, com planeamento de medidas pré e pós tratamento, com grupos de controlo não equivalentes (Cook e Campbell, 1979).
- Do you feel what I feel? : emotional development in children with IDPublication . Pereira, Cristina; Faria, Sónia Maria de MatosDo you feel what I feel? Emotional development in children with ID is a study that has emerged as a need to deepen the knowledge on this area. It has focused in a case study methodology with the use of three validated instruments to a sample of thirty-four children, twenty attending the 1st cycle and fourteen attending the 2nd, in two school groupings of Castelo Branco city. Seventeen of them have mild intellectual disability and seventeen are “normal”, aged between 8 and 14. The research has been developed in order to give answers to questions related with the way that children with intellectual disability (ID) express, identify and regulate their emotions. The results suggest that children with intellectual disability identify emotions, in a general way, the same way that “normal” children do, nevertheless, there are some difficulties in the understanding and organization of coping strategies.