Browsing by Author "Pombinho, Sofia Alexandra Bento"
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- Influência das tecnologias digitais no desenvolvimento relacional e social dos jovensPublication . Pombinho, Sofia Alexandra Bento; Pereira, Cristina Maria GonçalvesEstamos diante uma geração que vive constantemente ligada ao meio digital, os ditos nativos digitais deixaram de ser apenas consumidores para se tornarem construtores, pois são envolvidos no acesso e produção de conteúdos, de uma forma colaborativa. A pós-modernidade do século XXI é marcada pela globalização que levou à revolução tecnológica e digital e à massificação do uso da internet que tem vindo a provocar várias modificações nos diferentes estratos da sociedade, principalmente nas crianças e jovens, tendo assim implicações na forma como estes se relacionam com os seus pares e os seus familiares. O presente projeto teve como principal objetivo compreender qual o impacto que as tecnologias digitais têm em algumas dimensões do desenvolvimento relacional e social dos jovens. Pretendeu-se identificar não só as desvantagens ou perigos associados ao seu uso mas também analisar eventuais aspetos positivos que as tecnologias digitais podem potenciar. Quanto aos aspetos positivos para o desenvolvimento social foram selecionados o altruísmo e a intervenção cívica por serem dimensões estruturais nas interações socioafetivas e na mudança social. São, ao mesmo tempo, competências que vão sendo construídas através da interação com os diferentes atores sociais, mas dependentes do desenvolvimento cognitivo e socioemocional, pelo que assumem uma maior visibilidade a partir da adolescência. Relativamente aos aspetos negativos associados à utilização das tecnologias digitais analisámos o afastamento afetivo tanto entre os pares como entre os membros da família destes jovens e ainda a violência vivenciada virtualmente, denominada pelos especialistas de cyberbullying. Do ponto de vista metodológico, este estudo apoiou-se numa metodologia de cariz qualitativo, organizando-se como um estudo de caso que contou com a colaboração de 60 jovens com idades compreendidas entre os 12 e 16 anos de idade e os respetivos encarregados de educação, três diretoras de turma e ainda a presidente da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano. As técnicas de recolha de dados adotadas foram as entrevistas e os inquéritos por questionário, que foram construídos propositadamente para a presente investigação. Através da triangulação e da análise dos resultados obtidos nos inquéritos e entrevistas realizados estruturou-se um projeto de intervenção dirigido a alunos do 3º ciclo do ensino básico cujo principal objetivo é estimular a inter-relação, o relacionamento e a afetividade entre os alunos, combatendo o uso excessivo dos dispositivos eletrónicos e a violência entre pares, promovendo desta forma uma maior convivência escolar. Face aos dados recolhidos podemos concluir que a posse de tecnologias digitais é transversal a todos os alunos inquiridos e que estes interagem através das mesmas de forma constante e com objetivos diversificados. O uso precoce e de longa duração nas plataformas digitais pode causar dificuldades de socialização, acentuar dificuldades escolares, gerar conflitos familiares, aumento de episódios de ansiedade assim como de situações de cyberbullying pelo que o contexto familiar e a escola surgem, neste âmbito, como um elo fundamental de intervenção e prevenção de novos problemas sociais e relacionais associados ao uso das tecnologias digitais.
