Browsing by Author "Rodrigues, Catarina Maria da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Aprender ciências com as plantas do horto de Amato LusitanoPublication . Rodrigues, Catarina Maria da Silva; Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da; Jorge, Fátima Regina Duarte Gouveia FernandesEste relatório de estágio é o resultado de meses de trabalho da nossa prática supervisionada realizada em dois contextos educativos distintos: Educação Pré- Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Foi um caminho percorrido com muito empenho, que nos proporcionou oportunidades de desenvolver atividades enriquecedoras tanto para nós, como para as aprendizagens das crianças. Ao longo do tempo, fomos tomando consciência da importância e necessidade da incessante procura e atualização de conhecimentos e estratégias, de modo a podermos sustentar o nosso conhecimento. A metodologia adotada foi a Qualitativa, em formato de Investigação-Ação. Como método de recolha de dados baseámo-nos na observação participante, recolha de notas de campo, registos fotográficos, produções escritas dos alunos e uma entrevista semiestruturada à professora cooperante. O presente relatório encontra-se dividido em duas partes: a primeira, é constituída pela contextualização (estudo do meio, instituição e turma), organização e desenvolvimento das práticas supervisionadas, onde também se incluem reflexões sobre as semanas de observação e se apresentam as planificações semanais. Na segunda parte, é apresentada a investigação “Aprender Ciências com as plantas do Horto Amato Lusitano”, nomeadamente, a metodologia utilizada, os participantes do estudo, os instrumentos da recolha de dados, bem como a descrição das atividades realizadas no Horto Amato Lusitano. Para finalizar, é feita uma reflexão dos resultados obtidos, após a análise das atividades e trabalhos realizados pelos alunos durante o processo de recolha de dados para a investigação. As atividades desenvolvidas no âmbito deste relatório visaram salientar a importância que os ambientes de aprendizagem não formal podem ter nos alunos e, de algum modo, contribuir com experiências enriquecedoras, como complemento de conhecimentos.
