Browsing by Author "Silva, Eliana da Costa"
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- Desenvolvimento da competência comunicativa: a expressão escrita com as TIC por jovens com T21 – Trissomia 21Publication . Silva, Eliana da Costa; Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraNo âmbito do trabalho de projeto do Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, desenvolvemos o presente projeto que pretendeu observar, ao longo de 12 semanas, o desenvolvimento da competência comunicativa e, em especial, da expressão escrita com as TIC por jovens com T21 – Trissomia 21, na Associação Educar, Reabilitar e Incluir Diferenças (ERID), em Castelo Branco. Definiram-se como objetivos num primeiro tempo, observar a dimensão da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas rotinas diárias em contexto de sala de atividades; em segundo lugar, verificar se existe um desenvolvimento das suas aprendizagens no domínio da linguagem, mais precisamente na linguagem escrita e, por último, investigar quais as funções efetivas (educativas e outras) que as jovens atribuem à utilização das TIC. Metodologicamente trata-se de um estudo de caso de caráter descritivo sendo o investigador um observador não participante. Utilizamos instrumentos de recolha de dados, tanto orais como escritos, o diário de campo, o diário de bordo que foi sendo construído pelas jovens da amostra, as entrevistas às jovens, à Presidente da Instituição e a uma professora de TIC. O diário de bordo foi um dos suportes pedagógicos mais revelador da efetiva utilização das TIC e foi trabalhado dentro da sala de atividades como recurso pedagógico individualizado com finalidade de desenvolvimento da competência de expressão escrita por três jovens com T21 – Trissomia 21. O estudo conclui que, por um lado, com as TIC e, em especial, com o diário de bordo, junto das jovens, desenvolveu e melhorou a sua produção escrita, valorizando quer a individualidade de cada uma quer do grupo, o seu estilo de aprendizagem e ritmo de escrita fomentando-se a cocriação. Por outro lado, trabalhar com as TIC permite de forma discreta acompanhar a evolução da escrita, corrigir erros e conhecer melhor cada aluno já que no caso do diário de bordo elas usam-no de forma algo intimista para comunicar sentimentos e opiniões. O presente trabalho permite ainda verificar que as várias atividades trabalhadas nas etapas de observação resultaram serem eficazes uma vez que se presenciou uma evolução nos níveis de utilização pedagógicas das TIC tendo já adquirido ao longos dos 7 anos de aprendizagem de TIC o nível de utilização pedagógica 1 e 2 “Consumo passivo e Consumo interativo” evoluindo para um nível 3 e 4 de “Criação de Conteúdos e de Cocriação de conteúdos”. No entanto, este grupo de sujeitos ainda não atingiu o nível 5 de cocriação participativa de Conhecimentos em TIC, pelo que se sente necessário um trabalho mais continuado e mais prolongado.
