Browsing by Author "Silva, Filipa Rubina Pereira"
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- Exploração de espaços de educação não formal no 1.º ciclo do ensino básico : construção de um herbário com espécies do horto de Amato LusitanoPublication . Silva, Filipa Rubina Pereira; Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da; Jorge, Fátima Regina Duarte Gouveia FernandesEste relatório integra uma investigação desenvolvida na unidade curricular Prática Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico, cuja problemática se insere no âmbito da interação entre espaços de educação formal e não formal para a promoção de aprendizagens de âmbito curricular. Desta problemática emergiram duas questões que nortearam o estudo: (1) Em que medida as aprendizagens realizadas em contexto não formal promovem aprendizagens de Ciências e Matemática, de âmbito curricular, significativas, nos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico? (2) De que modo se estabelece, a nível didático, a relação entre os contextos formais e não formais? De modo a percecionar em que medida os espaços de educação não formal promovem as aprendizagens curriculares (educação formal), escolhemos o Horto de Amato Lusitano (espaço de educação não formal), situado na Escola Superior de Educação de Castelo Branco, para desenvolver o nosso estudo. Para isso, foi planificado e implementado um percurso de ensino e aprendizagem integrando diferentes áreas do currículo, envolvendo intervenções didáticas articuladas em sala de aula e no Horto de Amato Lusitano (antes, durante e após a visita). Em termos metodológicos e dada a natureza do problema e das questões orientadoras do estudo optamos pela metodologia de investigação-ação, de índole qualitativa. Como técnicas e instrumentos de recolha de dados recorremos à observação, notas de campo, registos escritos e fotográficos e entrevista semiestruturada. Os resultados sustentam a afirmação de que estes espaços, ditos não formais, são potencializadores da integração didática que rege o ensino básico, e propiciam simultaneamente momentos de aprendizagem significativa e efetiva. As manifestações dos alunos, o seu interesse e as opiniões da professora cooperante apontam para uma conclusão muito positiva face aos recursos e materiais produzidos, assim como das estratégias e atividades implementadas.
