Browsing by Author "Silva, Jean Piero Carvalho"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A satisfação em aulas práticas de atividade física e desportiva : diferenças na satisfação de jovens com condição de deficiência intelectual e sem essa condiçãoPublication . Silva, Jean Piero Carvalho; Petrica, João Manuel Patrício Duarte; Paulo, Rui Miguel DuarteObjetivo: o presente estudo teve como principal objetivo verificar se, nas aulas práticas de AF e desportiva (aulas de EF), os níveis de satisfação variam, em dois grupos educacionais distintos. Procuraremos constatar se existem diferenças significativas, relativamente ao nível da satisfação nestas aulas, entre os alunos sem condição de deficiência e os alunos de uma instituição particular de solidariedade social, com condição de deficiência intelectual, averiguando quais as possíveis razões, relativamente ao nível da satisfação. Material e Métodos: Estudo quantitativo e transversal, com uma amostra constituída por 71 alunos, que foram divididos em dois grupos educacionais distintos. O 1º grupo foi constituído por 41 alunos da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, pertencentes ao 3º ano da licenciatura de Desporto e Atividade Física e ao Mestrado na mesma área (rapazes = 30/ raparigas = 11), dos 20 aos 49 anos, com média de idade de 23,7±4,71. O 2º grupo foi constituído por alunos com condição de deficiência intelectual, de uma Instituição Particular de Solidariedade Social do distrito de Castelo Branco, participando 30 indivíduos (rapazes = 12/ raparigas = 18), dos 18 aos 51 anos, com média de idades de 30,0±8,71. Utilizámos uma adaptação do questionário de satisfação, validado por Querido (2009). Os dados obtidos foram tratados no S.P.S.S. 20.0. Numa primeira fase recorremos à estatística descritiva, mediante a frequência de ocorrências, média, desvio padrão e percentuais relativos e absolutos. Posteriormente, para a análise inferencial, procedeu-se à utilização do teste do Qui Quadrado, adotando-se um nível de significância de 0,05. Resultados: Os resultados demonstraram que, de uma forma generalizada, os alunos estavam satisfeitos com as aulas de Atividade Física e Desportiva, e com essa conjetura revelaram mais emoções positivas do que negativas, no que diz respeito à satisfação nas aulas em questão. Verificou-se então, que não existiram diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos da amostra, para os itens do questionário, excetuando a perceção negativa sobre o tempo, a superioridade de desempenho em relação aos seus pares e a insatisfação no relacionamento com os colegas, onde se verificaram diferenças estatisticamente aceitáveis. Conclusão: Os dois grupos da amostra, de uma maneira geral, demonstram uma satisfação positiva pelas aulas de AF e Desportiva, ou seja, gostam de participar nas aulas, pensam que o tempo passa a correr nas aulas, que o ambiente que rodeia as mesmas é agradável, que aprendem bastante, que contribuem para melhorar a sua condição física e que, no geral, se divertem bastantes com as mesmas.
