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- O contributo das TIC nas Artes Visuais: Uma investigação na Educação Pré-Escolar com crianças de 5/6 anosPublication . Sousa, Carolina Ferreira de; Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraO presente Relatório de Estágio enquadra-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e surge das Práticas Supervisionadas em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico efetuadas na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) possuem um papel predominante no quotidiano de cada cidadão e em todas as suas rotinas diárias, visto que se encontram muito presentes na sociedade atual, sendo que o setor da educação não é exceção. Contudo, existe, ainda, uma utilização limitada, em contexto educativo, mais propriamente em Educação Pré-Escolar, onde não usufruem das potencialidades, de forma sistemática e regular. De modo a propiciarmos a inclusão das TIC realizámos uma investigação que permitisse comparar qual dos recursos (digital – software de desenho “Paint” e analógico) promove melhores aprendizagens (eg. forma, espaço e cor) ao nível do subdomínio das Artes Visuais. Tendo em conta os objetivos da investigação que estabelecemos, optámos por uma investigação de natureza qualitativa, tratando-se de uma investigação-ação. O estudo foi desenvolvido no ano letivo 2020/2021 num Jardim de Infância do concelho de Castelo Branco, com um grupo de 25 crianças, sendo que 5 delas (com 5 e os 6 anos de idade) foram participantes do nosso projeto. Como principais fontes de recolha de dados, privilegiou-se a observação participante, as notas de campo, os inquéritos por questionário e as entrevistas semiestruturadas que envolveram, para além da investigadora, as crianças, os Encarregados de Educação, a Orientadora Cooperante e duas Educadoras de infância do agrupamento. No decorrer da investigação foram realizadas três intervenções pedagógicas. Nestas intervenções foram desenvolvidas atividades, tanto em suporte analógico, como em suporte digital, recorrendo ao software de desenho “Paint”, de modo a averiguar e comparar qual dos recursos promove melhores aprendizagens, no subdomínio das Artes Visuais. De modo geral e, tendo em conta os resultados obtidos, verificamos que na Educação Pré-Escolar as TIC, mais especificamente a utilização do programa de desenho “Paint”, promove nas crianças melhores resultados ao nível da organização do espaço gráfico, enquanto que, em suporte analógico, os resultados são melhores ao nível da forma e da cor. Os resultados também apontam para a possibilidade de a utilização do programa de desenho “Paint” promover melhores aprendizagens, comparativamente ao suporte analógico, se as crianças utilizassem de forma regular e sistemática, nas suas rotinas diárias, tanto em casa como em contexto educativo.
- O desenho em suporte analógico e em suporte digital na educação pré-escolarPublication . Gil, Henrique; Peres, Paula; Sousa, Carolina Ferreira deAs Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) possuem um papel predominante no quotidiano de cada cidadão e em todas as suas rotinas diárias, visto que se encontram muito presentes na sociedade atual, sendo que o setor da educação não é exceção. Contudo, existe ainda, uma utilização limitada em contexto educativo, mais propriamente em Educação Pré-Escolar (EPE), onde as crianças não usufruem das potencialidades das TIC, de forma sistemática e regular. De modo a favorecer a inclusão das TIC foi realizada uma investigação que procurou averiguar que recurso (digital ou analógico) promove melhores aprendizagens (ex: forma, espaço e cor) ao nível do subdomínio das Artes Visuais (AV). Neste sentido, houve o objetivo de incluir a utilização das tecnologias digitais no domínio da Educação Artística (EA)/AV de forma a se poderem avaliar as diferenças na produção e na apreciação de imagens (num recurso analógico e num recurso digital) tendo em consideração o desenvolvimento do grafismo das crianças. Tendo em conta os objetivos da investigação que foram estabelecidos, realizou-se uma investigação de natureza qualitativa, tratando-se de uma investigação-ação. O estudo foi desenvolvido no ano letivo de 2020/2021 num Jardim de Infância (JI) do concelho de Castelo Branco, com um grupo constituído por 25 crianças, das quais 5 (com 5 e 6 anos de idade) foram participantes neste projeto. Como principais fontes de recolha de dados, privilegiou-se a observação participante e as notas de campo, no decorrer das intervenções pedagógicas; os inquéritos por questionário aos Encarregados de Educação; as entrevistas à Orientadora Cooperante e a duas Educadoras de Infância (EI) do agrupamento. No decorrer da investigação foram realizadas três intervenções pedagógicas nas quais foram desenvolvidas atividades de desenho, tanto em suporte analógico (desenho a lápis em suporte papel) como em suporte digital (software de desenho Paint), de modo a averiguar qual dos recursos promove melhores aprendizagens, no subdomínio das AV. De modo geral e, tendo em conta os resultados obtidos, verificou-se que na EPE: as TIC, mais especificamente a utilização do software de desenho Paint, promovem melhores resultados ao nível da organização do espaço gráfico, pelas crianças; em suporte analógico, os resultados são melhores ao nível da forma e da cor. Os resultados também apontam para a possibilidade de a utilização do software de desenho Paint promover melhores aprendizagens, comparativamente ao suporte analógico, se as crianças o utilizassem de forma regular e sistemática, nas suas rotinas diárias, tanto em casa como em contexto educativo.
- Desenho em suporte analógico e em suporte digital: contributos de uma investigaçãoPublication . Gil, Henrique; Peres, Paula; Sousa, Carolina Ferreira deNesta época de comunicação, a nível global, os ambientes educativos necessitam de novos recursos que motivem e estimulem o processo educacional. O crescimento exponencial do conhecimento aliado à utilização dos recursos digitais, em ambientes de ensino e aprendizagem, tem vindo a contribuir para alterar o modelo de educação tradicional e potenciar o desenvolvimento curricular através de estratégias mais contemporâneas, permitindo, assim, uma maior diversidade de aprendizagens pelas crianças. De modo a favorecer a inclusão das Tecnologias da Comunicação e da Informação (TIC) na Educação Pré-Escolar (EPE) foi realizada uma investigação que teve por objetivo averiguar que recurso (digital ou analógico) promove melhores aprendizagens (ex: forma, espaço e cor) ao nível do subdomínio das Artes Visuais (AV). A investigação, de natureza qualitativa, tratando-se de uma investigação-ação, foi desenvolvida no ano letivo de 2020/2021, com um grupo heterogéneo composto por 25 crianças, num Jardim de Infância do concelho de Castelo Branco, das quais 5 (com 5 e 6 anos de idade) constituíram a amostra deste projeto. Na recolha de dados, privilegiaram-se a observação participante e as notas de campo, nas intervenções pedagógicas; os inquéritos por questionário aos Encarregados de Educação (EE); as entrevistas à Orientadora Cooperante bem como a duas Educadoras de Infância (EI) do agrupamento de escolas. Nas três intervenções pedagógicas implementadas foram desenvolvidas atividades de desenho, quer em suporte analógico (desenho a lápis em suporte papel) quer em suporte digital (software de desenho Paint), de modo a perceber qual destes recursos promove melhores aprendizagens, no subdomínio das AV. Os resultados obtidos, na sua generalidade, apontam que, na EPE: ao nível da organização do espaço gráfico, pelas crianças, a utilização do software de desenho Paint promove melhores resultados; ao nível da forma e da cor os resultados são melhores, em suporte analógico. Os resultados apontam ainda para a importância da utilização das TIC pelas crianças, de forma regular e sistemática, nas suas rotinas diárias, tanto em casa como no meio escolar, para promover melhores aprendizagens.