Browsing by Author "Teixeira, Raquel Sofia Alves"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Compreender a leitura em diferentes suportes : digital/papelPublication . Teixeira, Raquel Sofia Alves; Pires, Maria da Natividade Carvalho; Afonso, Paulo José MartinsFalar de leitura é falar de uma viagem que se realiza ao longo da vida. Esta iniciasse no seio familiar, desempenhando a escola um papel preponderante no seu desenvolvimento. Contudo, mais importante que ler é compreender o que está a ser lido, para criarmos leitores competentes, autónomos, críticos e reflexivos. A evolução tecnológica que temos vindo a assistir refletiu-se também no meio escolar tendo vindo a ser utilizada para fins pedagógicos. Assim, a presente investigação pretende apresentar os resultados obtidos através do estudo desenvolvido na prática supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Tomando como base materiais como testes estandardizados, bilhete de identidade e questões orais, procurou-se então verificar se os alunos de uma turma do 3º ano de escolaridade, do 1º Ciclo do Ensino Básico, compreendiam melhor a leitura de contos em suporte papel ou em suporte digital. O estudo de caso foi a metodologia utilizada junto de uma turma de dezanove alunos, ao longo de quatro sessões, onde foram apresentados quatro contos incluídos no Plano Nacional de Leitura: dois em suporte digital e dois em suporte papel. A recolha de dados foi feita através da entrevista à professora cooperante, da observação não participante, dos questionários (com registo das intervenções orais ou respostas escritas) e de outros materiais produzidos pelos alunos. Toda esta investigação foi desenvolvida na prática supervisionada numa escola do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Castelo Branco, tendo início no dia 23 de outubro de 2012 e atingido o seu término a 7 de fevereiro do ano de 2013. Em termos gerais, os alunos compreenderam os contos nos dois suportes, porém, é notória uma dificuldade acrescida na concentração na leitura digital. Ainda o pouco contacto individual que têm com as tecnologias, faz com que haja por parte dos alunos uma maior agitação, promovendo a distração, a exaltação constante e a difícil compreensão do texto. Desta forma, concluímos que a utilização de diversas estratégias de leitura promotoras de motivação e, por conseguinte, desenvolvedoras do gosto pela leitura, são fulcrais na atividade educativa.
