Browsing by Author "Vilela, Telma Sofia Mendes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento da comunicação matemática na educação pré-escolar : o pensamento algébricoPublication . Vilela, Telma Sofia Mendes; Afonso, Paulo José Martins; Pais, António PereiraO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do cumprimento dos requisitos para a conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Aqui será apresentado, de forma integrada, o trabalho concretizado durante a Prática Supervisionada e a investigação desenvolvida com base nessa experiência. A investigação realizada no contexto deste Relatório de Estágio tem como tema: "Desenvolvimento da Comunicação Matemática na Educação Pré-Escolar, Envolvendo o Pensamento Algébrico". Com o presente estudo pretendemos relacionar o domínio da linguagem oral com o domínio da Matemática. Assim, tentámos perceber a forma como as crianças da educação Pré-Escolar, utilizando a comunicação, justificam as suas tomadas de decisão na completação padrões. Para a concretização desta investigação, foram selecionadas do jardim de infância onde foi desenvolvida a Prática Supervisionada, crianças de 4 anos. Para uma observação mais rigorosa, focamos a nossa atenção especificamente em 6 crianças, três que se distinguem no domínio da matemática e três que menos se destacam. Estas crianças foram divididas em díades e formaram num total três díades. Do ponto de vista investigativo-metodológico, esta investigação tratou-se de um estudo de caso com dados qualitativos alicerçados no paradigma naturalista, onde o investigador participa ativamente na investigação e baseia-se fortemente no trabalho de campo. No decorrer da Prática Supervisionada, deparámo-nos com variadas problemáticas merecedoras de profundas investigações. O educador assume uma função de promotor de novos conhecimentos, logo não podemos deixar de ressaltar o papel do educador/professor como sendo também ele um investigador, unir a teoria à prática é essencial, apesar de constituir um grande desafio. Com a elaboração deste relatório, constatamos que a comunicação matemática em idade Pré-Escolar é bastante importante para que as crianças possam desenvolver capacidades e competências matemáticas. Na completação dos padrões, as crianças não demonstram qualquer dificuldade, tanto aquelas que têm facilidade na matemática, como as que têm mais dificuldade. É na explicação de como o fazem que sentem mais dificuldade, necessitando de ajuda para se conseguirem explicar e exprimir. A metalinguagem em crianças de idade pré-escolar necessita ser mais trabalhada para que possa existir evolução nesta área.
