ESECB - Escola Superior de Educação
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESECB - Escola Superior de Educação by Subject "1.º Ciclo do Ensino Básico"
Now showing 1 - 10 of 34
Results Per Page
Sort Options
- À descoberta da matemática no meio localPublication . Marques, Jessica das Neves; Jorge, Fátima Regina Duarte Gouveia FernandesEste Relatório de Estágio é o resultado de toda a ação educativa desenvolvida no decurso da Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar e na Prática Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O Relatório encontra-se organizado em três capítulos, sendo que estes se complementam e relacionam entre si. O primeiro e o segundo capítulo são referentes à Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida, respetivamente, em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para cada prática, apresentamos a caraterização das instituições em que desenvolvemos a prática, a caraterização do grupo de crianças /alunos com que trabalhámos e descrevemos as planificações realizadas e implementadas, bem como a reflexão sobre a prática desenvolvida. O terceiro capítulo reflete o desenvolvimento de uma investigação desenvolvida numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, inserida na problemática da interação entre contextos formais e não formais e orientada pela seguinte questão-problema: “Em que medida a interação entre contextos formais (sala de aula) e não formais do meio próximo da Escola (Museu da Seda) favorece a abordagem da matemática a partir de situações problemáticas que deem sentido aos conteúdos matemáticos curriculares e promovam aprendizagens matemáticas significativas e, também, o interesse e curiosidade por esta área curricular?”. A investigação realizada inseriu-se num paradigma qualitativo e seguiu um desenho de investigação-ação. Relativamente aos instrumentos de recolha de dados estes incluíram: observação participante; entrevista semiestruturada; registos fotográficos; gravação áudio e registos produzidos pelos alunos. Quanto à análise de dados recorremos à análise de conteúdo tendo por base a definição de categorias e de dimensões de análise. A análise dos dados obtidos no estudo permitiram-nos concluir que as atividades desenvolvidas na interação entre sala de aula e Museu da Seda possibilitaram aos alunos adquirirem novos conhecimentos e favorecer aprendizagens de índole curricular. As tarefas implementadas e os recursos produzidos e utilizados para os três momentos da visita (pré-visita, visita e pós-visita) revelaram-se articulados e estimularam o gosto e o interesse pela realização de atividades matemáticas. Desta forma, a visita de estudo proporcionou uma aprendizagem significativa e ativa do conceito de área.
- A aplicação digital Padlet como potenciadora do trabalho colaborativo: uma investigação na prática de ensino supervisionada no 1.º CEBPublication . Pires, Ana Isabel Amaral; Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraVivemos numa sociedade em constante mudança em que as TIC adquirem um papel preponderante na vida de cada cidadão, a sociedade deve agir em conformidade com a realidade. Neste sentido, é urgente que o sistema educativo inclua as TIC no quotidiano da comunidade educativa, proporcionando aos alunos um contexto educativo-digital, desenvolvendo habilidades e competências digitais que serão úteis para o exercício de uma cidadania plena. O relatório de estágio pretendeu averiguar se a aplicação digital Padlet e, com base no trabalho colaborativo, pode promover melhores aprendizagens. Esta investigação-ação de natureza qualitativa desenvolveu-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em 1.ºCiclo do Ensino Básico, no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma de 2.º ano de escolaridade, com vinte e quatro alunos. Como principais fontes de recolha de dados, privilegiou-se a observação participante; as notas de campo no decorrer das intervenções pedagógicas; os inquéritos por questionário aos Encarregados de Educação; e as entrevistas semiestruturadas à Orientadora Cooperante e a três docentes do agrupamento. Ao longo de todo o processo foi envolvido foram recolhidos diferentes dados e opiniões que permitiram que numa fase final se recorresse à triangulação dos dados recolhidos, averiguando-se que a utilização do Padlet, com base no trabalho colaborativo, se tornou uma mais-valia, promovendo maiores e melhores níveis de motivação. No decorrer da investigação foram realizadas cinco sessões de intervenção pedagógica nas quais foram desenvolvidas atividades de trabalho colaborativo e que permitiram verificar que: a utilização das TIC, mais concretamente a aplicação digital Padlet e o trabalho colaborativo tornam-se uma mais-valia pelo grande envolvimento e empenho dos alunos na realização das diferentes atividades propostas e, ao mesmo tempo, foram criados contextos e oportunidades para os alunos adquirirem competências digitais que serão postas em prática como futuros cidadãos num sociedade cada vez mais digital.
- A aplicação digital WheelDecide e suas potencialidades educativas : resultados de uma investigação no 1.º CEBPublication . Gil, Henrique; Mateus, Rute Isabel CaldeiraAs tecnologias digitais apresentam um papel relevante nas escolas contribuindo para a promoção de diferentes contextos de ensino e de aprendizagem. A aplicação digital WheelDecide apresenta diversas finalidades a nível educativo apesar de poder ‘apenas’ ser encarada como uma roleta convencional. É uma roleta temática de conteúdos que pode ser personalizada e, por essa razão, pode incluir conteúdos de todas as áreas do conhecimento do 1.º CEB o que lhe permite ser explorada de acordo com as necessidades e especificidades dos alunos. De modo a compreender se a WheelDecide promove melhores aprendizagens nos alunos realizámos uma investigação de natureza qualitativa, optando pela investigação-ação, numa turma de 2.º ano de escolaridade com 21 alunos. Foram implementadas como técnicas e instrumentos de recolha de dados a observação direta/participante, notas de campo, entrevistas semiestruturadas à professora titular e a duas docentes do 1.º CEB e a aplicação de inquéritos por questionário aos encarregados de educação. Nas primeiras sessões práticas a roleta de conteúdos foi elaborada pela professora. Numa fase posterior, foram os alunos que construíram as suas próprias roletas de conteúdos o que fez com que fossem os alunos a decidirem quais os conteúdos a envolver, quais as perguntas a apresentar, o que obrigou a que os alunos dominassem os conteúdos envolvidos. Através destas atividades foi possível averiguar que a aplicação digital WheelDecide promove melhores aprendizagens num contexto de trabalho colaborativo no âmbito do processo de avaliação formativa. Foi possível constatar que as aprendizagens realizadas recorrendo à utilização da aplicação digital foram facilitadas e despertaram o interesse dos alunos. Tendo em consideração a triangulação de dados das sessões práticas e da análise de conteúdo às entrevistas realizadas às professoras do 1.º CEB e ao tratamento de dados dos inquéritos por questionário aplicados aos pais dos alunos, houve um largo consenso de que se devem utilizar recursos digitais em contexto de sala de aula, porque os alunos se mostram mais envolvidos nas suas aprendizagens. Para além das potencialidades já identificadas, é importante realçar-se a fase de elaboração da roleta de conteúdos pelos alunos, que os ‘obrigou’ a discutirem entre si quais os conteúdos a envolver. Ao mesmo tempo, implementou-se uma avaliação formativa, no sentido de se averiguar o que estava mais ou menos consolidado em termos de aprendizagens.
- As aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico com a coadjuvação da aplicação digital Khaoot!Publication . Toscano, Cátia Sofia Salvado; Gil, HenriqueCom o estudo realizado pretendeu-se refletir sobre o contributo da aplicação digital Kahoot! no processo de ensino/aprendizagem em contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico querendo assim verificar a importância que as tecnologias digitais têm no dia-a-dia, especialmente das crianças. A investigação realizou-se na Escola EB1/2/3 João Roiz, com um grupo de 28 alunos com idades entre os 8 e 9 anos. Metodologicamente elegeu-se por uma investigação-ação sendo a observação participante a principal como principal técnica de recolha de dados, recorreu-se também ao registo e imagens e notas de campo. Aplicaram-se também inquéritos por questionário aos alunos e entrevistas semiestruturadas a dois professores da Escola EB1/2/3 João Roiz tendo como objetivo a obter a opinião relativamente à utilização das TIC e do Kahoot! no Ensino do 1ª Ciclo do Ensino Básico. Os dados recolhidos permitiram verificar o aumento do interesse e da motivação dos alunos quando se recorre às TIC, mas verifica-se falta de formação dos professores nesta área. Da triangulação de dados conclui-se que as TIC são um recurso importante e contribuem para o enriquecimento das crianças, criando condições paras as mesmas adquirirem competências digitais e se fomentarem melhores aprendizagens através do Kahoot! em particular.
- Atividades digitais através do EdiLim no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Gil, Henrique; Ponciano, Joana Belmira Gaspar NunesAs TIC fazem parte fundamental da nossa vida sendo indispensáveis para as atividades diárias de cada cidadão. Naturalmente, no sistema educativo as TIC também transformam o dia-a-dia na comunidade educativa. Neste sentido, a formação dos jovens em TIC para adquirirem competências digitais é um aspeto fundamental para os preparar para a sociedade atual e que deve ser inicializada através da sua utilização em contexto de sala de aula. O Relatório de Estágio pretendeu averiguar as potencialidades da utilização das TIC e o impacto, em particular, da implementação de um software de autor EdiLim através dos seguintes objetivos: promover a utilização de recursos digitais nas aprendizagens do 1.º Ciclo; identificar qual a utilização das TIC que os professores fazem no contexto de sala de aula; implementar atividades pedagógicas com atividades através do EdiLim; avaliar o contributo para as aprendizagens através da utilização do EdiLim. Esta investigação foi desenvolvida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico (PES1CEB), no 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A turma era constituída por 22 alunos com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos. A investigação assumiu um caráter qualitativo no qual se realizou uma abordagem de estudo de caso e de investigação-ação. O principal instrumento de recolha de dados consistiu na observação participada com recurso a registo fotográfico e notas de campo, tendo como participantes, para além da investigadora e dos alunos, a Orientadora Cooperante e o Par Pedagógico. Houve ainda necessidade de realizar inquéritos por questionário aos alunos e entrevistas semiestruturadas à Orientadora Cooperante e a um professor do 1.º CEB da Instituição, como forma de conhecer a opinião dos inquiridos e entrevistados face à utilização das TIC e de softwares educativos como recurso no Ensino Básico. Em suma, os resultados da investigação, através da triangulação de dados possibilitaram a perceção de que a utilização do EdiLim veio promover maiores e melhores níveis de motivação dos alunos, favorecendo o processo de ensino e de aprendizagem
- Contexto lúdico em atividades da Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico : jogos digitais versus jogos analógicosPublication . Paraíso, Diana Lucas; Gil, HenriqueDesde pequenos que os jogos fazem parte da vida, são parte fundamental do nosso crescimento. AsTIC são hoje parte integrante do nosso dia-a-dia, como tal, deve ser uma preocupação dos educa-dores/professores, incluírem-nas nas suas práticas docentes para que estas façam parte integran¬te no processo de ensino-aprendizagem. Esta investigação foi realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada a alunos do 1º CEB, optando por uma vertente qualitativa, com uma abor¬dagem onde, na medida do possível, se tentou comparar as valências e potencialidades os jogos digitais e dos jogos analógico, em termos comparativos. Foi realizada uma recolha de dados atra¬vés de registo fotográfico e notas de campo com base numa observação participante. Foi também realizado um inquérito por questionário aos alunos e entrevistas semiestruturadas à Orientadora Cooperante e à Professora de apoio. De uma forma geral, sempre que as aulas incluíam atividades com jogos houve, por parte dos alunos, grandes níveis de motivação para a realização dos mes¬mos. Constatou-se que, independentemente de ser um jogo analógico ou digital, havia interesse por parte dos alunos na obtenção dos objetivos propostos e na aquisição dos conteúdos envolvidos. A utilização dos jogos como meios de aprendizagem permitiu a realização de aulas dinâmicas onde, consequentemente, se criaram espaços e contextos lúdicos onde os alunos mostraram estar mais motivados e envolvidos. Conclui-se, através da triangulação de dados, que os jogos promoveram mais e melhores aprendizagens junto dos alunos, tendo-se destacado os jogos digitais
- O contributo da aplicação digital Kahoot! nas aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Gil, Henrique; Toscano, Cátia Sofia SalvadoCom o estudo realizado pretendeu-se refletir sobre o contributo da aplicação digital Kahoot! no processo de ensino/aprendizagem em contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico querendo assim verificar a importância que as tecnologias digitais têm no dia-a-dia, especialmente das crianças. A investigação realizou-se na Escola EB1/2/3 João Roiz, com um grupo de 28 alunos com idades entre os 8 e 9 anos. Metodologicamente optou-se pela investigação-ação sendo a observação participante a principal como principal técnica de recolha de dados, recorreu-se também ao registo e imagens e notas de campo. Aplicaramse também inquéritos por questionário aos alunos e entrevistas semiestruturadas a dois professores da Escola EB1/2/3 João Roiz tendo como objetivo a obter a opinião relativamente à utilização das TIC e do Kahoot! no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os dados recolhidos permitiram verificar o aumento do interesse e da motivação dos alunos quando se recorre às TIC,mas verifica-se falta de formação dos professores nesta área. Da triangulação de dados conclui-se que as TIC são um recurso importante e contribuem para o enriquecimento das crianças, criando condições paras as mesmas adquirirem competências digitais e se fomentarem melhores aprendizagens através do Kahoot! em particular
- O contributo da utilização do «QR Code» para a melhoria das aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Gil, Henrique; Carrondo, Kristelle AnselmoA utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), presentes num mundo globalizado, tem vindo a aumentar exponencialmente, tornando-se o principal meio de comunicação e de partilha de uma “sociedade em rede”. Estas podem ser consideradas atualmente, como impulsionadoras de novas estratégias no que concerne ao processo de ensino e aprendizagem. Pretendeu-se com a investigação realizada refletir e problematizar o contributo da utilização do «QR Code» na melhoria das aprendizagens em contexto educativo. Os principais objetivos desta investigação foram os seguintes: promoção da utilização das TIC em contexto educativo; reflexão das potencialidades das TIC, principalmente do «QR Code», em contexto educativo; integração do «QR Code» nas planificações desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada no 1.º CEB com uma turma de alunos do 4º ano de escolaridade da Escola Básica Faria de Vasconcelos de Castelo Branco; investigar o impacto do «QR Code» nas aprendizagens dos alunos. Em termos metodológicos, optámos por uma abordagem de tipo investigação-ação com base num paradigma qualitativo. Deste modo, utilizamos como instrumentos de recolha de dados: a observação participante, as notas de campo e o registo fotográfico. Além disso, foram realizados inquéritos por questionários aos alunos e, aplicada, uma entrevista semiestruturada à Orientadora Cooperante. A análise dos dados recolhidos revela um nível de participação ativa por parte das crianças quando realizadas atividades com recurso às TIC, sendo notório um clima de maior concentração e motivação. Quanto ao uso da aplicação digital «QR Code» como recurso pedagógico, aferiu-se que foi um elemento decisivo para a melhoria do desenvolvimento do vocabulário dos alunos, da produção textual e da compreensão da leitura. Além disso, o projeto desenvolvido com a Biblioteca Escolar foi uma mais-valia, pois permitiu valorizar as aprendizagens dos alunos
- Contributo da utilização dos recursos educativos digitais no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Ribeiro, Joana Patrícia Agostinho; Gil, HenriqueO estudo foi concretizado numa turma do 1.º ano de escolaridade do 1.º CEB, constituída por 27 alunos, numa Escola EB1, onde se realizou a Prática de Ensino Supervisionada (PES), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB.. O objetivo da investigação pretendeu averiguar quais os potenciais contributos que a utilização complementar de um recurso em formato digital pode contribuir para melhorar a motivação e o envolvimento dos alunos no sentido de promover mais e melhores aprendizagens. Relativamente ao tipo de investigação, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa que recaiu numa investigação-ação. Como técnicas de recolha de dados foram utilizadas as notas de campo, a observação participante, a entrevista semiestruturada, o inquérito por questionário e os registos fotográficos. Nesta recolha de dados houve a participação direta dos alunos da turma, da Orientadora Cooperante, do «Par Pedagógico» e dos professores titulares de turma da Escola EB1 Quinta da Granja. Os resultados obtidos após a análise e tratamento dos dados, permitiram concluir que ao utilizar este RED os alunos demonstraram terem adquirido aprendizagens mais significativas, pelo facto de se terem potenciado níveis de maior interesse, empenho, motivação, envolvimento e espírito de iniciativa no decorrer das atividades propostas.
- Os contributos da utilização de sensores Easy Sense em atividades experimentais no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Pinheiro, Sofia de Sousa Martins; Gil, Henrique Manuel Pires Teixeira; Correia, Maria Dolores Estrela da Fonseca AlveirinhoNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico foram realizadas duas práticas em instituições da cidade de Castelo Branco em cada uma das vertentes do mestrado. No decorrer da Prática de Ensino Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico (PES 1.º CEB) foi realizada uma investigação com a seguinte questão-problema: “Quais os contributos da utilização dos sensores – Easy Sense – em atividades de ensino experimental no 1.º Ciclo do Ensino Básico?”. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) encontram-se muito presentes na sociedade em que vivemos e o setor da educação não é exceção. No entanto, é feita uma utilização um pouco limitada das mesmas nas salas de aula. Desta forma e interligando com esta temática, realizámos uma investigação que averiguasse os contributos de sensores (Easy Sense), na qualidade de recursos digitais, em contexto de sala de aula e nas aprendizagens dos alunos ao nível do ensino experimental. A investigação realizada é de caráter qualitativo, tratando-se de uma investigação-ação e de um estudo comparativo. Procurámos, através desta investigação, conhecer as opiniões dos Encarregados de Educação e das Professoras a lecionar turmas de 4.º ano naquela escola sobre a utilização das TIC a nível pessoal e profissional, sobre o Ensino Experimental e os sensores Easy Sense em contexto escolar. Para obtermos os dados relativos a esta investigação recorremos a várias técnicas, como os inquéritos por questionário aos Encarregados de Educação, entrevistas semiestruturadas às professoras, observação participante, notas de campo e análise de conteúdo. No decorrer da investigação foram realizadas três sessões de intervenção com uma turma de 4.º ano. Nestas sessões foram desenvolvidas atividades experimentais com recurso aos sensores Easy Sense e protocolos experimentais, de modo a averiguar e comparar as aprendizagens dos alunos com e sem a utilização dos sensores. Através da investigação realizada observámos que as Tecnologias da Informação e Comunicação apresentam várias vantagens para as aprendizagens dos alunos, quando associadas a atividades de Ensino Experimental. Por sua vez, os sensores Easy Sense mostraram-se como uma mais-valia, facilitando a aquisição de novos conhecimentos, motivando-os também na realização das atividades. Desta associação foi possível verificar uma maior motivação e envolvimento dos alunos que teve como consequência a aquisição de melhores e mais aprendizagens, fruto das discussões e reflexões efetuadas entre a investigadora e os alunos.