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- Análise e modelação da contribuição das propriedades volumétricas das misturas betuminosas na sua compactabilidadePublication . Gardete, Dinis; Santos, Luís Picado; Capitão, Silvino; Luzia, RosaA utilização de misturas mais trabalháveis e compactáveis facilita a obtenção em obra dos requisitos exigidos às misturas betuminosas na fase de construção e permite um desempenho adequado destas. Neste trabalho realizou-se uma análise dos valores obtidos para índices determinados com base em curvas de compactação com o objetivo de avaliar estas propriedades. Os valores foram obtidos com base nos resultados provenientes da utilização de uma prensa de corte giratório na compactação de duas misturas, uma densa do tipo AC20, e uma de granulometria descontínua, do tipo SMA12,5. Os resultados foram modelados utilizando uma análise de regressão linear múltipla e de regressão polinomial evolutiva. Os resultados indicam que parâmetros como a porosidade, o VMA e o VFB mostram uma boa relação com os índices determinados. Este tipo de análise permite identificar quais as propriedades das misturas que podem ser controladas de modo a permitir obter misturas com trabalhabilidade adequada.
- Ensaios laboratoriais para caracterização de misturas betuminosas à deformação permanentePublication . Gardete, Dinis; Santos, Luís Picado; Luzia, RosaAs causas de formação de rodeiras devido à deformação permanente em misturas betuminosas têm vindo a agravar-se, esperando-se que os insucessos relacionados com esta patologia venham a aumentar. As normas europeias já incluem ensaios laboratoriais para caracterização à deformação permanente, como sejam, o ensaio de Wheel-Tracking e os de Compressão Uniaxial Cíclico e Triaxial Cíclico. Neste trabalho, faz-se a comparação dos resultados obtidos para uma mistura betuminosa corrente em Portugal utilizando os ensaios referidos e o ensaio de Corte a Altura Constante. Observa-se que os ensaios apresentam resultados similares, apresentando potencial para uma utilização em Portugal. Com base nos resultados a utilização de ensaios mais simples apresenta-se vantajosa, pois permite obter resultados de qualidade análoga utilizando ensaios mais acessíveis.
- Resíduos de construção e demolição: análise da viabilidade da sua aplicação em pavimentos rodoviáriosPublication . Luzia, Rosa; Gardete, Dinis; Conceição, Ana Cristina Duarte Martins daA indústria da construção é um grande consumidor de agregados naturais e simultaneamente um importante produtor de resíduos, designadamente em obras de construção, demolição e operações de manutenção e reabilitação. A esta produção crescente de resíduos de construção e demolição (RCD´s) encontra-se associada uma também crescente preocupação com o destino a dar aos mesmos, que tem sido traduzida pela publicação de legislação específica. A necessidade de cumprir as regras impostas pela legislação tem provocado, por sua vez, um despertar para a viabilidade e a oportunidade de utilização dos RCD’s em substituição de recursos naturais. Tendo em consideração que a indústria de construção rodoviária pode ser considerada das que mais agregados naturais consomem, pensou-se ser oportuno avaliar a reutilização de RCD’s na construção dos mesmos. Deste modo, desenvolveu-se um trabalho cujo objetivo principal foi a caracterização de Agregados de Resíduos de Construção e Demolição e a análise da viabilidade da sua aplicação em pavimentos rodoviários. Por forma a cumprir aquele objetivo recolheu-se amostra de misturas de betão, tijolos, ladrilhos, telhas e materiais cerâmicos (LER-17 01 07), proveniente de obras do distrito de Castelo Branco, Portugal, e procedeu-se à sua caracterização em laboratório, no que respeita às propriedades geométricas e físicas. Nesta comunicação apresentam-se os resultados encontrados bem como a sua análise à luz de algumas especificações Portuguesas, nomeadamente o Caderno de Encargos Tipo de Obra de Estradas de Portugal (EP, 2011), por comparação com as características exigidas ao agregado natural a utilizar em mistura betuminosa de camada de base AC20.