Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • A target environment programming language to improve developer's productivity: a case study
    Publication . Metrôlho, J.C.M.M.; Costa, Mónica; Ribeiro, Fernando Reinaldo; Lopes, Eurico
    This paper presents a target-specific programming language (TSL) that was designed to improve the design cycle of code generation for an industrial embedded system. The native assembly code, the new language structure and their constructs, are presented in the paper. The proposed TSL is expressed using words and terms that are related to the target’s domain and consequently it is now easier to program, understand and to validate the desired code. It is also demonstrated the language efficiency by comparing some code described using the new language against the previous used code. The design cycle is improved with the usage of the TSL because description time and debug time are significantly reduced with this new software tool. This is also a case of university-industry partnership.
  • Dentro e fora da sala de aula: uma experiência pedagógica em Ciências Biomédicas Laboratoriais
    Publication . Lopes, Eurico; Coelho, Patrícia; Rodrigues, Francisco
    O Bioempreendedorismo é associado às biotecnologias ou ciências da saúde sendo uma das unidades curriculares normalmente lecionada em cursos de Escola Superiores de Saúde do Ensino Superior Politécnico em Portugal. Estes cursos, têm em regra, quatro anos de duração, sendo lecionada a unidade curricular no 3º ou 4º ano, encontrando-se alguns dos alunos a frequentar os seus estágios curriculares. Neste artigo é efetuado um estudo exploratório onde são comparados os resultados da aprendizagem no curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de C. Branco, em duas situações distintas: ensino dentro da sala de aula, na sua forma presencial tradicional e o ensino fora da sala de aula, sob a forma de ensino à distância. São utilizados como critérios de comparação as ideias de negócio desenvolvidas pelos alunos assim como também os resultados da avaliação. Neste artigo são apresentados os conteúdos programáticos, a metodologia de ensino e os meios utilizados em ambas as situações. No final são discutidos os resultados obtidos neste estudo exploratório que decorreu nos anos letivo de 2015/16 e 2016/17.