Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- Análise comparativa da aplicação de métodos de avaliação de risco de incêndioPublication . Minervino, Bernardete de Lourdes; Santos, C.C.; Rodrigues, João Paulo; Von Krüger, Paulo GustavoAnálise da aplicação dos métodos de avaliação de risco de incêndio Gretener, FRAME e MARIEE ao edifício sede do Ministério da Infraestrutura e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, situado na zona central de Brasília, na Esplanada dos Ministérios, bloco R, edificação tombada pelo patrimônio histórico nacional. A comparação dos resultados busca avaliar se a aplicação dos métodos é eficiente à realidade arquitetônica e de segurança contra incêndio no Brasil.
- Análise do risco de incêndio no museu nacional: situação pré-incêndio/2018Publication . Minervino, Bernardete de Lourdes; Santos, C.C.; Von Krüger, Paulo Gustavo; Rodrigues, João PauloO Museu Nacional do RJ está localizado em uma edificação histórica tombada pelo IPHAN, construída no início do século XIX e que foi destruída por um incêndio em 2018. As perdas foram incalculáveis, incluindo parte da estrutura da edificação e suas coleções de ciências naturais e antropológicas que, juntas, comportavam mais de vinte milhões de itens catalogados, muitos deles insubstituíveis [1]. Após o ocorrido, muitos questionamentos surgiram sobre quais eram as condições de segurança contra incêndio da edificação e se o incêndio poderia ter sido evitado ou se os danos poderiam ter sido minimizados.
- A importância da implementação do plano de emergência em edificações no distrito federal - BrasilPublication . Minervino, Bernardete de Lourdes; Santos, C.C.; Rodrigues, João Paulo; Von Küuger, Paulo GustavoCom exceção das edificações de uso unifamiliar, todas as outras construções precisam contar com pelo menos quatro sistemas de segurança contra incêndio (SCI): saídas de emergência, iluminação de emergência, sinalização de emergência e extintores de incêndio. Tais sistemas têm a finalidade de garantir um mínimo de segurança aos usuários da edificação, facilitando a evacuação em situações de emergência e, no caso dos extintores, garantindo a possibilidade do combate ao princípio de incêndio. Para que estes quatro sistemas básicos tenham eficácia é preciso que os usuários da edificação saibam como e quando utilizá-los. O treinamento da população fixa da edificação para o uso de extintores e da população flutuante para o uso dos demais sistemas é fundamental para garantir as condições mínimas de segurança para os usuários.
- Análise de risco de incêndio na igreja matriz de Pirenópolis/go: um estudo de casoPublication . Minervino, Bernardete de Lourdes; Santos, C.C.; Rodrigues, João Paulo; Von Krüger, Paulo GustavoO artigo trata da aplicação do método de Análise de Risco de Incêndio Global à Igreja Nossa Senhora do Rosário – Pirenópolis/GO. O método foi aplicado considerando as características da edificação em 2002 (antes do incêndio) e em 2020. A comparação entre os resultados indica quais melhorias foram aplicadas nas medidas de segurança contra incêndio e o quanto tais medidas impactam no resultado final da análise de risco.