Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- A criança no romance de Charles Dickens : contributo para o estudo da literatura infantil e juvenilPublication . Morgado, Margarida; Pina, Alvaro Luís AntunesA dissertação retoma um tema da vasta bibliografia dickensiana: o estudo da criança em Dickens, repensando-o no quadro da literatura infantil. O trabalho resulta num levantamento de possibilidades e perspetivas deixadas em aberto pelo romance dickensiano para a literatura infantil. O estudo explora modos de representação da criança no romance de Dickens, insistindo na sua variedade, qualidade e na profunda reflexão sobre o tema que lhes está subjacente, procurando demosntrar uma presença fundamental da literatura inglesa em meados do século XIX directamente influenciadora do modo de pensar a criança em termos literários, este por sua vez indissociável do contexto de progressiva autonomização da literatura infantil a partir das décadas centrais de oitocentos.
- Literatura infantil e interculturalidade : “preparar os leitores para a vida”Publication . Morgado, MargaridaUtilizando uma proposta de Zygmunt Bauman sobre o que deve ser a educação em sociedades multiculturais – preparar para a vida –, no contexto de grande ambiguidade de sentidos, valores e pontos de vista plurais, de incerteza e ansiedade, o artigo apresenta um conjunto de reflexões sobre a utilização da literatura infantil para a promoção da educação intercultural. Defende que a literatura infantil deve ser entendida no contexto histórico e sociocultural em que é produzida e lida e ser usada para compreender as relações de poder associadas a qualquer representação. Apresenta reflexões de autores, como Mingshui Cai, sobre a utilização de ‘literatura multicultural’ para representar as sociedades actuais, as suas tónicas, modos preferidos de representação, bem como implicações e limites. Por último, salienta-se o modelo de ‘leitura (muticultural) crítica’ proposto por diversos autores e, em particular Botelho e Rudman, como prática de promoção da interculturalidade a partir da literatura infantil.
- Visualising europe : visual literacy and intercultural european education projectPublication . Morgado, MargaridaApresentação do Projecto Visualising Europe: Visual Literacy and Intercultural European Education, desenvolvido no âmbito do projecto Comenius/Sócrates, da perspectiva da sua fundamentação teórica e materiais. O projecto propõe uma abordagem integrada de desenvolvimento da literacia visual e da educação intercultural, propondo materiais que integram a negociação de múltiplas culturas, línguas, textos e inter-textos (visuais), o local e o global. Os textos visuais que constam dos Manuais do Aluno 1 e 2 são considerados artefactos culturais que comunicam sentido e que são culturalmente específicos. A metodologia de análise de textos visuais inclui o reconhecimento do que se encontra representado (o tema natural), a compreensão do conteúdo simbólico, tipo e função do texto visual, bem como o entendimento dos contextos culturais da sua produção e consumo. Olhar é proposto como uma prática cultural na qual a produção, o consumo e as crenças e sentidos que os observadores associam a um texto visual em particular são importantes como meio de fazer sentido e construir uma representação particular do mundo. Baseado em teorias construtivistas, o projecto, que tem como objectivos desenvolver formas de ver e convidar os jovens (dos 6 aos 12 anos) a participar de forma activa no processo de fazer sentido do mundo que os rodeia, pressupõe que os alunos devem ser activos no processo de aprendizagem para desenvolver as suas próprias formas de ver, de interpretar e de explicar por que o fazem de determinado modo para que a competência adquirida se torne transferível para situações de interacção e negociação com outras culturas.