Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Simões Rigueiro, Maria Constança

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Avaliação experimental do comportamento de t-stubs sujeitos a ações de impacto
    Publication . Barata, Pedro; Santiago, Aldina; Rigueiro, Constança; Rodrigues, João Paulo
    Neste artigo apresenta-se um programa experimental em T-stubs sujeitos a cargas de impacto. O modelo do T-stub é utilizado para a avaliar o comportamento das componentes, existentes na zona tracionada da ligação, sendo estas as que mais contribuem para a ductilidade das ligações. As principais variáveis aqui estudadas são a espessura do banzo do T-stub (10 e 15 mm) e a intensidade da carga de impacto. Os resultados dos ensaios dos T-stubs, quando sujeitos a cargas de impacto, evidenciam um aumento da resistência plástica e uma diminuição da deformação do T-stub quando comparados com os dos ensaios quase estáticos.
  • Análise dinâmica não linear de ligações viga-pilar aparafusadas com placa de extremidade
    Publication . Ribeiro, João; Santiago, Aldina; Rigueiro, Constança
    O presente artigo apresenta uma avaliação numérica do comportamento de ligações aparafusadas com placa de extremidade, sujeitas a carregamentos de impacto. O modelo numérico foi previamente validado com os resultados de ensaios experimentais das mesmas ligações quando sujeitas a carregamentos estáticos. Este modelo foi desenvolvido no software ABAQUS, recorrendo a algoritmos de integração directa para a determinação da resposta da ligação quando solicitada por uma força instantânea. Dos resultados obtidos, concluiu-se que a ligação estudada quando sujeita a carregamentos dinâmicos apresenta uma maior capacidade resistente e que o seu modo de rotura tende para modos de roturas com menor ductilidade.
  • Validação do modelo numérico da ligação tipo t-stub sujeita acções de impacto
    Publication . Ribeiro, João Fernandes; Rigueiro, Constança; Santiago, Aldina
    Este artigo apresenta a validação de um modelo numérico para o estudo da resposta dinâmica não-linear de T-stub’s, desenvolvido com o software ABAQUS. O T-stub é usado no “método das componentes” para definição da resposta das componentes que mais contribuem para a ductilidade de ligações metálicas aparafusadas, nomeadamente a chapa de extremidade em flexão. O comportamento numérico do T-stub é validado recorrendo aos resultados obtidos em ensaios experimentais sob regime quase estático e também sob carregamentos dinâmicos de curta duração. Neste estudo são considerados T-stub’s soldados com banzos de espessura 10 e 15 mm em aço S355 e parafusos de dimensão M20 e de classe 8.8. O modelo numérico inclui a representação dos efeitos de possíveis taxas de deformação elevadas, com base na caracterização do material a partir de testes de Split Hopkinson Bar em compressão com uma taxa de deformação de 600 s-1.