Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Avaliação comparativa da regulamentação para estruturas offshore no dimensionamento de elementos tubulares circulares em aço (ISO 19902 e EC3)Publication . Manco, Tiago; Martins, João Pedro; Rigueiro, Constança; Silva, Luís Simões daO objectivo deste artigo é efectuar uma análise comparativa de normas no dimensionamento de estruturas offshore com foco em elementos circulares tubulares em aço. Pretende concluir-se acerca do conservadorismo associado a dois grupos de normas: offshore vs. construção. Para tal, a capacidade resistente obtida pela ISO 19902 será confrontada com a obtida pelo Eurocódigo 3 (que não contém indicações específicas para estas estruturas) através da parte 1-1 e 1-6. Por fim, estas resistências serão comparadas com uma análise numérica para esforços de compressão e pressão hidrostática, concluindo-se que ambas as partes do EC3 podem, de uma forma geral, ser aplicadas a estruturas offshore.
- Avaliação de ligações tubulares de estruturas offshore de acordo com as normas Norsok N004, ISO 19902 e Eurocódigo 3Publication . Moya, Miguel; Rigueiro, Constança; Martins, João Pedro; Silva, Luís Simões daNo presente artigo apresenta-se o comportamento mecânico de ligações de perfis tubulares comumente utilizados em estruturas offshore. As normas Norsok N-004, ISO 19902 e Eurocódigo 3 (EC3) Parte 1-8 são utilizadas para a determinação da resistência das ligações. Diferentes configurações de ligações planares são utilizadas, nomeadamente X, Y e K. Uma análise elásto-plástica das ligações é efectuada recorrendo a um software comercial de elementos finitos, determinando-se curvas força/deslocamento e momento/rotação. Este estudo permite concluir que as normas determinam valores conservadores para reduzidos valores de esbelteza dos tubos e que a utilização do EC3 está condicionada aos limites indicados na norma.
- Validação do modelo numérico da ligação tipo t-stub sujeita acções de impactoPublication . Ribeiro, João Fernandes; Rigueiro, Constança; Santiago, AldinaEste artigo apresenta a validação de um modelo numérico para o estudo da resposta dinâmica não-linear de T-stub’s, desenvolvido com o software ABAQUS. O T-stub é usado no “método das componentes” para definição da resposta das componentes que mais contribuem para a ductilidade de ligações metálicas aparafusadas, nomeadamente a chapa de extremidade em flexão. O comportamento numérico do T-stub é validado recorrendo aos resultados obtidos em ensaios experimentais sob regime quase estático e também sob carregamentos dinâmicos de curta duração. Neste estudo são considerados T-stub’s soldados com banzos de espessura 10 e 15 mm em aço S355 e parafusos de dimensão M20 e de classe 8.8. O modelo numérico inclui a representação dos efeitos de possíveis taxas de deformação elevadas, com base na caracterização do material a partir de testes de Split Hopkinson Bar em compressão com uma taxa de deformação de 600 s-1.