Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

Evolução do teor de esteróis e alcoóis triterpénicos no envelhecimento de azeites monovarietais e loteados de seis cultivares no Norte Alentejano

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
APH6.pdf142.81 KBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

A legislação europeia limita os teores de alguns esteróis no azeite virgem: valores máximos de colesterol, de brassicasterol, de campesterol, de estigmasterol e de ∆7-estigmastenol; e valores mínimos do β-sitosterol aparente e do total de esteróis. O presente trabalho mostra o efeito de um ano de envelhecimento – em frascos de vidro âmbar a 25 °C – nos teores destes esteróis em azeites monovarietais e loteados de seis cultivares no Norte Alentejano, da campanha de 2001/02. O envelhecimento foi geralmente acompanhado pelo aumento dos teores de β-sitosterol aparente, de ∆5-avenasterol e de esteróis totais e pela diminuição dos teores de campesterol e de estigmasterol.

Descrição

Comunicação apresentada no III Simpósio Nacional de Olivicultura que decorreu em Castelo Branco, na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, de 29 a 31 de Outubro de 2003.

Palavras-chave

Esteróis Alcoóis triterpénicos Azeites monovarietais Dieta mediterrânica

Contexto Educativo

Citação

HENRIQUES, L.R. [et al.] (2009) - Evolução do teor de esteróis e alcoóis triterpénicos no envelhecimento de azeites monovarietais e loteados de seis cultivares no Norte Alentejano. In Simpósio Nacional de Olivicultura, 3, Castelo Branco, 29 a 31 de Outubro de 2003 - Actas Portuguesas de Horticultura ; 13. Castelo Branco : IPCB. ESA : APH. ISBN 978-972-8936-05-1. p. 215-220.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

IPCB. Escola Superior Agrária e Associação Portuguesa de Horticultura

Licença CC