Repository logo
 
Publication

A Pedagogia social/Educação social nos meandros da comunidade e da escola

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.date.accessioned2014-12-10T11:44:31Z
dc.date.available2014-12-10T11:44:31Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractO conteúdo do artigo reflete e aprofunda os aspetos fundamentais de articulação da tríade ‘pedagogia social/educação social’, ‘comunidade’ e ‘escola’, todos estes elementos encontram-se em mudança nos seus modelos, ajustando-se aos novos cenários, contextos e exigências da sociedade do conhecimento. O autor estabelece uma abordagem reflexiva e hermenêutica assente em quatro pontos fulcrais: ao nível da semântica dos conceitos, situando-se no terreno epistemológico das ciências da educação; relacional, entre a pedagogia social (aspeto teórico) e educação social (aspeto prático), intentando interpretar a prática da ação (intervenção) do educador social (mediador); e a função da educação social no contexto escolar e os seus desafios. A educação social relaciona-se em considerar a pessoa, como um ser social irrepetível, constituída na base das possibilidades de aperfeiçoamento e socialização. Cabe ao educador social o papel de mediador na integração do indivíduo nos diferentes ambientes ou contextos. Toda a argumentação insere-se na perspetiva da pedagogia social, admitindo que a ‘pedagogia’ mantém a sua identidade como área científica independente, em que a normatividade é o seu princípio fundamental, na tentativa de justificação epistemológica do ‘saber fazer’. Daí que se conceba a pedagogia social como a ciência social e pedagógica que elabora fundamentos teórico-práticos para explicar os processos socioeducativos.por
dc.description.abstractAbstract - The content of the article reflects and deepens the fundamental aspects of articulation of the triad ' social pedagogy/social education ', ' Community ' and ' school ', all these elements are changing in their own models, adjusting to new scenarios, contexts and demands of the knowledge society. The author establishes a reflective and Hermeneutics approach based on four key points: at the level of semantics of the concepts, standing on the ground of epistemological educational sciences; relational between social pedagogy (theoretical aspect) and social education (practical aspect), trying to interpret the practice of action (intervention) of the social educator (mediator); and the function of social education in the school context and its challenges. Social education characterizes the person as a social being, formed on the basis of unique possibilities for improvement and socialization. It is the responsibility of the social educator to be the mediator in the integration of the individual in different environments or contexts. The entire argument is inserted from the perspective of social pedagogy, on the assumption that the ' pedagogy ' retains its identity as independent scientific area, in which normativity is its fundamental principle, in an attempt of epistemological justification of ' know-how '. So, the social pedagogy is conceived as social and pedagogical science that develops practical-theoretical underpinnings to explain those processes.por
dc.identifier.citationMARTINS, Ernesto (2013) - A Pedagogia social/Educação social nos meandros da comunidade e da escola. Educare educere. ISSN eletrónico e2183-1211. Ano 15, 2ª série, n.º 1, p. 5-24.por
dc.identifier.otherISSNeletrónico e2183-1211
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/2654
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherEscola Superior de Edicação de Castelo Brancopor
dc.subjectIntervenção social escolarpor
dc.subjectEducação socialpor
dc.subjectPedagogia socialpor
dc.subjectComunidadepor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectSchool social interventionpor
dc.subjectSocial educationpor
dc.subjectSocial pedagogypor
dc.subjectCommunitypor
dc.subjectSchoolpor
dc.titleA Pedagogia social/Educação social nos meandros da comunidade e da escolapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopor
oaire.citation.endPage24por
oaire.citation.startPage5por
oaire.citation.titleEducare educerepor
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc

Files