Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A outra educação da infância sem voz expressa na literatura (Séc. XIX-XX)

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
EduEduce_Julho_2010.pdf4.02 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O autor aborda a questão da infância pobre, marginalizada, abandonada e delinquente, centralizando-se nas suas imagens e/ou representações e, consequentemente, da sua ‘não educação’ (aspecto material). Trata-se de uma temática que se insere na história da infância inadaptada (vertente cronológica), na história da criança (vertente categorial), na história da assistência educativa (vertente pedagógica) e na etnografia da infância marginalizada (vertente antropológica e sociológica). A partir dessas imagens será possível estruturar as suas histórias de vida, o seu quotidiano, as suas aprendizagens, os seus percursos, etc. Metodologicamente seleccionaram- se alguns textos (discursos e narrações numa perspectiva educativa e cultural) de periódicos (jornais e revistas) e de literatura infantil, que deram um conhecimento dessa infância e da prática do seu abandono e marginalização.

Description

Keywords

Infância desvalida Representação da infância Imagem da criança Imprensa Literatura infantil Pedagogia social História da educação social

Citation

MARTINS, Ernesto (2010) - A outra educação da infância sem voz expressa na literatura (Séc. XIX-XX). Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. ISSN 0873-0504. Ano XIV, Julho 2010, p. 99-119.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

IPCB - Escola Superior de Educação de Castelo Branco

CC License