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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Título: “A Educação para a Saúde nas Crianças e nos Jovens numa Escola de
Ensino Básico: Contributos Sociológicos para uma Vida Saudável”.
Este estudo centra-se na educação para a saúde, concretizado por uma
abordagem qualitativa e quantitativa numa Escola EB 2/3 do Fundão e concentrou os
seus objectivos em conhecer as práticas de educação para a saúde efectuada na
Escola; identificar nos alunos e pais conhecimentos adquiridos e respectiva aplicação;
descrever os factores sociais que influenciam os estilos de vida e apresentar
propostas de intervenção.
Os resultados obtidos sugerem que as práticas usuais de educação para a
saúde são adequadas e facilitadoras para a aprendizagem de comportamentos
saudáveis. Todos reconhecem que a educação para a saúde é fundamental. Os pais
apontam a necessidade em aplicar devidamente os conhecimentos adquiridos.
Os alunos evidenciam alguns conhecimentos. Revelam fragilidades e, nalguns
casos, demonstram comportamentos inadequados. Os professores e profissionais de
saúde manifestam preocupação porque os alunos não aplicam os conhecimentos
ministrados.
Description
Tese de Doutoramento apresentada ao Instituto de Investigação e Formação Avançada da Universidade de Évora
Keywords
Educação para a saúde Promoção da saúde Vida saudável Estilos de vida Ensino-aprendizagem