Authors
Nunes, LuĂsa
Advisor(s)
Abstract(s)
Considerando que as regiĂ”es com caracterĂsticas edafoclimĂĄticas acentuadamente mediterrĂąnicas se encontram em maior risco de desertificação, o montado de azinho, com as suas caracterĂsticas e especificidades, Ă© o sistema humanizado mais adequado a suster este processo e o que melhor valoriza os respectivos solos.
Importa assim conservar o actual património que se encontra em acelerada degradação.
Os incĂȘndios florestais, ao destruĂrem a vegetação, aceleram o processo de destruição dos solos; a baixa ocorrĂȘncia de incĂȘndios em montado tem levado ao esquecimento do estudo dos efeitos do fogo nesta formação.
Embora o montado de azinho nĂŁo se apresente como um ecossistema propĂcio Ă ocorrĂȘncia de incĂȘndio, o seu efeito nĂŁo Ă©, contudo, negligenciĂĄvel, sendo de todo o interesse avaliar a sua acção sobre os solos.
Uma das principais preocupaçÔes actuais por parte dos responsĂĄveis pela gestĂŁo dos recursos naturais Ă© a que se refere Ă conservação do solo. Os processos erosivos e a lixiviação de nutrientes como consequĂȘncia da ausĂȘncia de vegetação apĂłs os incĂȘndios constituem o primeiro objectivo deste estudo para que, deste modo, se obtenham conhecimentos conducentes Ă aplicação de uma adequada gestĂŁo do solo florestal.
Description
Keywords
Pedagogical Context
Citation
NUNES, L.F. ; DUARTE, Alcina (1994) - Efeitos dos incĂȘndios sobre os solos de montado de azinho. Agroforum : Revista da Escola Superior AgrĂĄria de Castelo Branco. ISSN 0872-2617. Ano 4:7, p. 23-26.
Publisher
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior Agråria
