Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Estudos sobre os efeitos da fragmentação da paisagem na dimensão de uma população

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tese Catarina Gavinhos.pdf2.51 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Neste trabalho propusemo-nos responder às seguintes questões. Qual o papel que a capacidade de dispersão de uma espécie tem para a sua persistência numa paisagem atravessada por estradas? É possível encontrar um modelo de aproximação á média do modelo de Skellam em paisagens fragmentadas fonte-sumidouro? Usando o modelo de Skellam, o que é mais determinante para a persistência de uma espécie em paisagens fragmentadas fonte-sumidouro, a perda de habitat ou a fragmentação? Qual o papel que a capacidade de dispersão de uma espécie tem na persistência de uma espécie em paisagens fragmentadas fonte-sumidouro quando há perturbações estocásticas. Concluímos que quanto maior for a taxa de dispersão de uma espécie, mais esta é vulnerável à existência de estradas. Desenvolvemos um modelo de aproximação à média do modelo de Skellam em paisagens fragmentadas. Concluímos que a proporção de habitat fonte necessária para a persistência de uma espécie é maior para paisagens sem auto-correlação espacial. Demonstramos que existe uma capacidade de dispersão intermédia que é óptima para a persistência da população. Nas paisagens continente-ilha há uma capacidade de dispersão intermédia que é muito negativa para a probabilidade de persistência da espécie nas ilhas e quanto maior for a capacidade de dispersão, maior é a probabilidade de persistência da espécie nas ilhas.

Description

Dissertação apresentada ao Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa para obtenção do Grau de Doutor em Engenharia do Ambiente.

Keywords

Fragmentação da paisagem Dimensão da população

Citation

GAVINHOS, Catarina Maria Queirós Monteiro Ventura (2009) - Estudos sobre os efeitos da fragmentação da paisagem na dimensão de uma população. Lisboa : Universidade Técnica. Instituto Superior Técnico. 132 p. Tese de Doutoramento

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

UTL. IST

CC License