Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

Influência do carvão activo na expressão e desenvolvimento radicular de sobreiro micropropagado e do tipo de substrato na aclimatização

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
Influência do carvão activo.PDF36.67 KBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

O sucesso da fase de aclimatização em qualquer sistema de micropropagação, depende, em muito, do estado fisiológico das plantas durante a fase de enraizamento, quer da sua parte aérea, quer do sistema radicular entretanto formado. Neste trabalho referem-se alguns dos resultados obtidos com a utilização de carvão activo durante a fase de enraizamento in vitro de sobreiro e ainda a influência de diferentes tipos de substrato na aclimatização das plantas micropropagadas. Os rebentos para enraizamento desenvolveram-se em meio de MS com os nitratos reduzidos a metade e com 0.2 mg 1-1 de BAP. A indução foi feita em meio de MS com os macronutrientes reduzidos a metade e os nitratos a um quarto e com 3 mg 1-1 de AIB durante 5 dias, após o que foram transferidos para igual formulação, mas sem auxina e com ou sem carvão activo. Verificou-se que, apesar de em todos os parâmetros quantificados, os valores absolutos serem melhores para a modalidade com carvão activo, este teve efeito significativo sobre o alongamento e sobre a ramificação radicular, permitindo a formação de um sistema radicular bastante mais eficaz em termos de permitir a planta sobreviver durante a aclimatização. Nesta fase, o melhor valor para a sobrevivência foi de 87%, quando se utilizou uma mistura de turfa Levington F2 com perlite na proporção de 1:2 (v:v).

Descrição

Só possui resumo.

Palavras-chave

Rizogénese Carvão activo Aclimatização Sobreiro

Contexto Educativo

Citação

GONÇALVES, J.C. ; PEIXE, A. (1996) - Influência do carvão activo na expressão e desenvolvimento radicular de sobreiro micropropagado e do tipo de substrato na aclimatização. In Simpósio Propagação Vegetativa de Espécies Lenhosas, Castelo Branco, 18-19 Abril. - Actas. Castelo Branco : IPCB. ESA. p. 272.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo