Repository logo
 
Publication

Conciliar formação académica com formação especializada no ensino de unidades curriculares de Redes Informáticas : um caso de estudo

dc.contributor.authorSoares, V.N.G.J.
dc.contributor.authorFonte, Alexandre
dc.date.accessioned2023-02-23T10:44:45Z
dc.date.available2023-02-23T10:44:45Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractA Cisco Systems é líder mundial em tecnologia para a Internet. A Cisco Networking Academy é um programa de capacitação profissional e desenvolvimento de carreiras no setor de Tecnologias de Informação (TI) para instituições de ensino e pessoas em todo o mundo. Os cursos da Cisco Networking Academy são concebidos com o objetivo da preparação para os exames de Certificação Cisco, e estão alinhados e são reconhecidos pela indústria. Estas certificações são altamente valorizadas pelos empregadores em todo o mundo, e os profissionais que as detêm estão entre os mais bem pagos na área de TI em todo o mundo. Este foi o mote para a criação da Academia Cisco da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) em 2003, como um centro técnico de formação especializado em redes, que disponibiliza um vasto catálogo de cursos de formação, sendo as principais as formações CCNA (Cisco Certified Network Associate), CCNA Security e CCNP (Cisco Certified Network Professional Program). Cientes da crescente necessidade de implementação e gestão de tecnologias Cisco no mercado, e com vista a potenciar o reconhecimento das competências dos estudantes das Licenciaturas de Engenharia Informática e de Tecnologias da Informação e Multimédia do IPCB, os docentes das unidades curriculares (UCs) Redes de Comunicação de Dados e Arquitetura Internet, promoveram recentemente a reformulação dos seus conteúdos programáticos, alinhando-os com o catálogo de formação CCNA, bem como das metodologias de ensino e de avaliação para potenciar o processo de ensino aprendizagem. Estas UCs têm agora uma forte componente prática, com aulas ativas combinadas com o extensivo programa de e-learning da Cisco que apoia o autoestudo e autoaprendizagem e permite o uso de simuladores de redes. Este artigo reflete sobre o impacto das alterações introduzidas nas UCs, na motivação e o interesse dos alunos nos conteúdos e atividades desenvolvidas, na avaliação pedagógica e da atividade do docente, e na taxa de sucesso.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSOARES, Vasco N.G.J. ; FONTE, Alexandre (2022) - Conciliar formação académica com formação especializada no ensino de unidades curriculares de Redes Informáticas : um caso de estudo. In Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 8, Coimbra.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8342
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino híbridopt_PT
dc.subjectCiscopt_PT
dc.subjectCertificaçãopt_PT
dc.subjectReconhecimento de competênciaspt_PT
dc.titleConciliar formação académica com formação especializada no ensino de unidades curriculares de Redes Informáticas : um caso de estudopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoimbrapt_PT
oaire.citation.title8.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.22)pt_PT
person.familyNameFonte
person.givenNameAlexandre
person.identifiera4GD8aoAAAAJ
person.identifier.ciencia-id5B19-E130-E382
person.identifier.orcid0000-0002-8057-5474
person.identifier.orcid0000-0002-1524-891X
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationa17d4ff5-1ff3-4dcc-b180-319e7ff3961d
relation.isAuthorOfPublicationbd5e227f-4069-472b-adf8-edbe58b3d712
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverybd5e227f-4069-472b-adf8-edbe58b3d712

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
vsoares_presentation.pdf
Size:
1.82 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: