Publication
Transição e integração académica: estudo com os alunos do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author | Nunes, Sara | |
dc.contributor.author | Almeida, Leandro | |
dc.date.accessioned | 2011-09-29T14:29:42Z | |
dc.date.available | 2011-09-29T14:29:42Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description.abstract | A transição do Ensino secundário para o Ensino Superior implica necessariamente a superação de um conjunto heterogéneo de desafios. A par das mudanças desenvolvimentais inerentes à fase final da adolescência e à entrada na vida adulta, o ingresso no Ensino Superior implica, muitas vezes, o afastamento do espaço de vida familiar e a necessidade de novas formas de organização do tempo. Além disso, os alunos confrontam-se com ritmos de trabalho diferentes, com uma nova tipologia das aulas, com maiores requisitos de mobilização das suas capacidades cognitivas e com um apelo a uma maior autonomia no estudo, correspondendo esta nova fase a um período de vida pautado por tarefas desenvolvimentais ao nível da autonomia, da construção de identidade, do desenvolvimento das relações interpessoais e do sentido da vida. O questionário de Vivências Académicas – Versão Reduzida – QVA-r (Almeida 6 Ferreira, 1997, 1999; Ferreira & Almeida, 1997) foi concebido para avaliar a forma como os jovens se adaptam a algumas das exigências da vida académica. Neste trabalho apresentam-se os resultados da aplicação do QVA-r aos alunos que ingressaram no Instituto Politécnico de Castelo Branco em 2006/07. Conclui-se que o QVA-r é um instrumento válido para descrever a adaptação destes jovens ao Ensino Superior e analisam-se os resultados obtidos, os quais apontam para uma percepção globalmente positiva dos alunos relativamente à sua transição e integração académica no IPCB, obtendo-se pontuações médias mais elevadas nas dimensões Interpessoal, Carreira e Institucional. | por |
dc.identifier.citation | NUNES, Sara ; ALMEIDA, Leandro (2009) - Transição e integração académica: estudo com os alunos do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. ISSN 0873-0504. Ano 13, nº 21, p. 167-178. | por |
dc.identifier.issn | 0873-0504 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/843 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.publisher | Escola Superior de Educação de Castelo Branco | por |
dc.subject | Questionário de vivências académicas | por |
dc.subject | Instituto Politécnico de Castelo Branco | por |
dc.title | Transição e integração académica: estudo com os alunos do Instituto Politécnico de Castelo Branco | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Castelo Branco | por |
oaire.citation.endPage | 178 | por |
oaire.citation.startPage | 167 | por |
oaire.citation.title | Educare Educere | por |
person.familyName | Nunes | |
person.givenName | Sara | |
person.identifier.ciencia-id | 131C-F496-B174 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2944-306X | |
person.identifier.scopus-author-id | 54416082400 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | b58bc557-35e1-4f5a-9753-78478a18790a | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | b58bc557-35e1-4f5a-9753-78478a18790a |