Repository logo
 
Publication

Transição e integração académica: estudo com os alunos do Instituto Politécnico de Castelo Branco

dc.contributor.authorNunes, Sara
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro
dc.date.accessioned2011-09-29T14:29:42Z
dc.date.available2011-09-29T14:29:42Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractA transição do Ensino secundário para o Ensino Superior implica necessariamente a superação de um conjunto heterogéneo de desafios. A par das mudanças desenvolvimentais inerentes à fase final da adolescência e à entrada na vida adulta, o ingresso no Ensino Superior implica, muitas vezes, o afastamento do espaço de vida familiar e a necessidade de novas formas de organização do tempo. Além disso, os alunos confrontam-se com ritmos de trabalho diferentes, com uma nova tipologia das aulas, com maiores requisitos de mobilização das suas capacidades cognitivas e com um apelo a uma maior autonomia no estudo, correspondendo esta nova fase a um período de vida pautado por tarefas desenvolvimentais ao nível da autonomia, da construção de identidade, do desenvolvimento das relações interpessoais e do sentido da vida. O questionário de Vivências Académicas – Versão Reduzida – QVA-r (Almeida 6 Ferreira, 1997, 1999; Ferreira & Almeida, 1997) foi concebido para avaliar a forma como os jovens se adaptam a algumas das exigências da vida académica. Neste trabalho apresentam-se os resultados da aplicação do QVA-r aos alunos que ingressaram no Instituto Politécnico de Castelo Branco em 2006/07. Conclui-se que o QVA-r é um instrumento válido para descrever a adaptação destes jovens ao Ensino Superior e analisam-se os resultados obtidos, os quais apontam para uma percepção globalmente positiva dos alunos relativamente à sua transição e integração académica no IPCB, obtendo-se pontuações médias mais elevadas nas dimensões Interpessoal, Carreira e Institucional.por
dc.identifier.citationNUNES, Sara ; ALMEIDA, Leandro (2009) - Transição e integração académica: estudo com os alunos do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. ISSN 0873-0504. Ano 13, nº 21, p. 167-178.por
dc.identifier.issn0873-0504
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/843
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewednopor
dc.publisherEscola Superior de Educação de Castelo Brancopor
dc.subjectQuestionário de vivências académicaspor
dc.subjectInstituto Politécnico de Castelo Brancopor
dc.titleTransição e integração académica: estudo com os alunos do Instituto Politécnico de Castelo Brancopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopor
oaire.citation.endPage178por
oaire.citation.startPage167por
oaire.citation.titleEducare Educerepor
person.familyNameNunes
person.givenNameSara
person.identifier.ciencia-id131C-F496-B174
person.identifier.orcid0000-0003-2944-306X
person.identifier.scopus-author-id54416082400
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationb58bc557-35e1-4f5a-9753-78478a18790a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb58bc557-35e1-4f5a-9753-78478a18790a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Transição.pdf
Size:
2.74 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: