ESART - Teses de Doutoramento
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESART - Teses de Doutoramento by advisor "Barrios Manzano, Maria del Pilar"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- La polifonia portuguesa de los siglos XVI y XVII en la formación musical en las esculas de la ensenãnza especializada y superior de músicaPublication . Raimundo, José Martins; Barrios Manzano, Maria del Pilar; Jambrina Leal, EsperanzaCom este trabalho pretendeu-se conhecer se a música polifónica portuguesa dos séculos XVI e XVII é ou não utilizada nas aulas de Formação Musical, no Ensino Especializado (6º; 7º e 8º grau) e Superior de Música (politécnicos). Pretendeu-se também saber, nos casos onde é usada, a forma como é utilizada. Para a realização do estudo, analisaram-se os programas e ouviram-se alguns professores e alunos do ensino superior. Nas escolas do ensino especializado de música, foram exclusivamente os professores os sujeitos da investigação. Desenvolveu-se um trabalho complementar que evidencia a qualidade da música polifónica portuguesa, em particular a que se produziu na Capela de Vila Viçosa pelo compositor António Pinheiro. O trabalho realizado a partir dos salmos António Pinheiro pode ser visto, em grande medida, como um estudo analítico-interpretativo. Este estudo analítico-interpretativa procurou elementos fundamentais para a leitura da música deste período, que podem ser vistos como uma proposta para a sua abordagem nestes subsistemas de ensino.
- Música de tradição oral em Alcongosta, Alpedrinha, Casal da Serra, Castelo Novo, Louriçal do Campo, S. Vicente da Beira, Soalheira e Souto da CasaPublication . Carvalhinho, Miguel; Barrios Manzano, Maria del PilarOs objectivos do presente trabalho são os seguintes: • Recolher as canções que se cantam em Alcongosta, Alpedrinha, Casal da Serra, Castelo Novo, Louriçal do Campo, São Vicente, Soalheira e Souto da Casa; • Fazer a análise musical das canções; • Fazer a análise semântica do texto das canções; • Fazer a análise formal do texto das canções; • Descrever o contexto em que se cantavam as canções; • Fazer o estudo comparativo entre as canções recolhidas neste trabalho e as de outros cancioneiros portugueses; Delinear estratégias de difusão deste repertório no ensino vocacional e ensino superior de música; • Delinear estratégias de difusão deste repertório em recitais.