ESART - Teses de Doutoramento
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Recent Submissions
- Viola Beiroa: una perspectiva pedagógicaPublication . Carvalhinho, Miguel; del Olmo Barros, María Jesús; Muñoz Rubio, EnriqueA denominação Viola, relativo a um instrumento musical de corda com uma caixa de ressonância em forma de 8 e um braço, existe em Portugal desde o século XV. O termo Viola de Arame é referenciado a partir do século XVIII. A Bandurra ou Viola foi identificada por Jaime Lopes Dias (Dias, 1944) na segunda década do século passado e classificada como Viola Beiroa, pertencente à família das violas de arame portuguesas, por Ernesto Veiga de Oliveira na década de 60 (Oliveira, 1966), identificando ainda o último tocador o Ti Manel Moreira. Oriunda da zona centro Leste do país este instrumento era considerado raro e em risco de extinção. Em 2012 iniciámos um projeto de revitalização da Viola Beiroa promovido pela Fundação Inatel desenvolvendo várias ações abrangendo a catalogação de instrumentos existentes, a identificação e criação de repertório, cursos de formação de tocadores, cursos de construção de instrumentos, gravação de CDs, divulgação em atuações públicas, divulgação nos meios de comunicação social e na internet. Indissociável deste projeto, o presente trabalho pretende avaliar a pertinência e o interesse em integrar este instrumento na oferta formativa das escolas do ensino oficial de música em Portugal. Propõe uma série de estudos e peças, explorando a capacidade que este instrumento tem para fazer melodia acompanhada, que poderão integrar um programa do ensino oficial. Contempla ainda 3 estudos com grupos específicos e uma proposta didática que foi experimentada e avaliada por reconhecidos instrumentistas profissionais.
- Curvas cónicas e superfícies geradas pelas curvas cónicas : os seus traçados geométricos e aplicações no designPublication . Costa, Joaquim Bonifácio; Silva, Fernando José Carneiro Moreira da; Murtinho, Vítor Manuel BairradaNo âmbito do Design, é graficamente, sistematiza-se e aprofunda-se o conhecimento das curvas cónicas e, em especial, sobre as suas construções geométricas, contribuindo para o reconhecimento da importância do estudo destas curvas e das superfícies geradas a partir delas no ensino da geometria no Design. Utiliza-se um método expositivo de análise crítica do conhecimento existente, propondo-se ângulos de abordagem menos usuais. Procura-se, ainda, suprir o insuficiente conhecimento e divulgação científica das cónicas em Portugal, e em particular no Design, de três modos: pela sistematização do conhecimento existente, pela adaptação do conhecimento da geometria projetiva, com expressão na geometria plana e na geometria analítica, para a linguagem dos traçados geométricos em geometria plana e em geometria descritiva e, ainda, pela contribuição para a utilização mais generalizada, designadamente com os meios tecnológicos atuais. Paralelamente, identificam-se potencialidades das curvas na capacidade de resolução de problemas de representação gráfica rigorosa, por designers e outros profissionais, designadamente os das áreas das artes visuais e da arquitetura, com reflexos no ensino e na prática profissional. Exemplificam-se utilizações dos traçados das curvas cónicas e das superfícies geradas com elas, no Design e em outras áreas, simplificando soluções e reafirmando a importância e atualidade da geometria plana e da geometria descritiva, tanto no processo de construção do conhecimento e no desenvolvimento do projeto, como nas aplicações práticas, enquanto suporte conceptual e representação gráfica. Tendo em vista a simplificação da aplicação das cónicas e das superfícies geradas com elas em projetos de Design, resolveram-se alguns problemas com solução complexa, ou sem solução, na literatura consultada. Para tal, utilizámos métodos menos usuais, designadamente alguns derivados da geometria descritiva e, sobretudo, procurando integrar os conhecimentos mais recentes sobre as cónicas. Tal abordagem permitiu ainda o aprofundamento de conhecimento com potencial interesse teórico em diversas áreas e o enunciar de algumas propriedades das cónicas que não se encontraram descritas na literatura, numa relação dialética entre teoria e prática, num contexto que contribui para a reafirmação da geometria descritiva, na sua capacidade de desenvolvimento do pensamento criativo.
- Interfacing Jazz : a study in computer-mediated Jazz music creation and performancePublication . Dias, Rui; Guedes, Carlos; Pennycook, BruceO objetivo central desta dissertação é o estudo e desenvolvimento de algoritmos e interfaces mediados por computador para performance e criação musical. É sobretudo centrado em acompanhamentos em Jazz clássico e explora um meta-controlo dos parâmetros musicais como forma de potenciar a experiência de tocar Jazz por músicos e não-músicos, quer individual quer coletivamente. Pretende contribuir para a pesquisa existente nas áreas de geração automática de música e de interfaces para expressão musical, apresentando um conjunto de algoritmos e interfaces de controlo especialmente criados para esta dissertação. Estes algoritmos e interfaces implementam processos inteligentes e musicalmente informados, para gerar eventos musicais sofisticados e corretos musical estilisticamente, de forma automática, a partir de um input simplificado e intuitivo do utilizador, e de forma coerente gerir a experiência de grupo, estabelecendo um controlo integrado sobre os parâmetros globais. A partir destes algoritmos são apresentadas propostas para diferentes aplicações dos conceitos e técnicas, de forma a ilustrar os benefícios e potencial da utilização de um meta-controlo como extensão dos paradigmas existentes para aplicações musicais, assim como potenciar a criação de novos. Estas aplicações abordam principalmente três áreas onde a música mediada por computador pode trazer grandes benefícios, nomeadamente a performance, a criação e a educação. Uma aplicação, PocketBand, implementada no ambiente de programação Max, permite a um grupo de utilizadores tocarem em grupo como uma banda de jazz, quer sejam ou não treinados musicalmente, cada um utilizando um teclado de computador ou um dispositivo iOS multitoque. O segundo protótipo visa a utilização em contextos coletivos e participativos. Trata-se de uma instalação para vários utilizadores, para ecrã multitoque, intitulada MyJazzBand, que permite até quatro utilizadores tocarem juntos como membros de uma banda de jazz virtual. Ambas as aplicações permitem que os utilizadores experienciem e participem de forma eficaz como músicos de jazz, quer sejam ou não músicos profissionais. As aplicações podem ser utilizadas para fins educativos, seja como um sistema de acompanhamento automático em tempo real para qualquer instrumentista ou cantor, seja como uma fonte de informação para procedimentos harmónicos, ou como uma ferramenta prática para criar esboços ou conteúdos para aulas. Irei também demonstrar que esta abordagem reflete uma tendência crescente entre as empresas de software musical comercial, que já começaram a explorar a mediação por computador e algoritmos musicais inteligentes.
- Design de interiores domésticos no início do século XX : apontamentos de Arte Nova na obra de Ernesto KorrodiPublication . Romãozinho, Mónica; Mesquita, Marieta Dá; Gomes, Maria Marques Calado de Albuquerque; Silva, Fernando José Carneiro Moreira daNo início do século XX, o Design de Interiores resultava do trabalho desenvolvido por arquitectos, decoradores, pintores ou entalhadores. Acreditamos que já existia como prática profissional regulada por uma rede coerente de princípios de concepção e pelo entendimento do espaço interior como teia global de relações que se estabelece entre planos, ornamento, iluminação e mobiliário. A Arte Nova contribuiu para a valorização do Design de Interiores domésticos em Portugal, tendo sido particularmente difundida por Ernesto Korrodi (1870-1944), professor contratado pelo governo português para leccionar no ensino industrial. As suas obras decorrem de uma atitude paradoxalmente ecléctica e moderna, apoiando-se por um lado, numa reinterpretação de soluções referenciadas no período medieval ou na Renascença; por outro, em fórmulas sediadas nos movimentos Arte Nova, Arts and Crafts e Secessão, disseminadas através da imprensa e das Grandes Exposições. Nos seus projectos persistem determinadas dependências e hierarquias, mas estas cruzam-se com as necessidades despertadas pelas inovações técnicas, o que faz com que se preocupe também com a resposta à eclosão de novas funções e mobiliário na casa, a par das exigências higienistas do momento. Se a Arte Nova marca as fachadas, no interior deparamo-nos com espaços mais depurados, marcados por apontamentos decorativos, incorporados na azulejaria e nos tectos estucados ou em caixotões. O ornamento contribuía, deste modo, para a dignificação dos planos das paredes, lambris e tectos, assumindo um papel fundamental na composição espacial. Alguns dos seus projectos jamais abandonariam o suporte de papel provando que também de utopia é feito o Design.
- La polifonia portuguesa de los siglos XVI y XVII en la formación musical en las esculas de la ensenãnza especializada y superior de músicaPublication . Raimundo, José Martins; Barrios Manzano, Maria del Pilar; Jambrina Leal, EsperanzaCom este trabalho pretendeu-se conhecer se a música polifónica portuguesa dos séculos XVI e XVII é ou não utilizada nas aulas de Formação Musical, no Ensino Especializado (6º; 7º e 8º grau) e Superior de Música (politécnicos). Pretendeu-se também saber, nos casos onde é usada, a forma como é utilizada. Para a realização do estudo, analisaram-se os programas e ouviram-se alguns professores e alunos do ensino superior. Nas escolas do ensino especializado de música, foram exclusivamente os professores os sujeitos da investigação. Desenvolveu-se um trabalho complementar que evidencia a qualidade da música polifónica portuguesa, em particular a que se produziu na Capela de Vila Viçosa pelo compositor António Pinheiro. O trabalho realizado a partir dos salmos António Pinheiro pode ser visto, em grande medida, como um estudo analítico-interpretativo. Este estudo analítico-interpretativa procurou elementos fundamentais para a leitura da música deste período, que podem ser vistos como uma proposta para a sua abordagem nestes subsistemas de ensino.
- Música de tradição oral em Alcongosta, Alpedrinha, Casal da Serra, Castelo Novo, Louriçal do Campo, S. Vicente da Beira, Soalheira e Souto da CasaPublication . Carvalhinho, Miguel; Barrios Manzano, Maria del PilarOs objectivos do presente trabalho são os seguintes: • Recolher as canções que se cantam em Alcongosta, Alpedrinha, Casal da Serra, Castelo Novo, Louriçal do Campo, São Vicente, Soalheira e Souto da Casa; • Fazer a análise musical das canções; • Fazer a análise semântica do texto das canções; • Fazer a análise formal do texto das canções; • Descrever o contexto em que se cantavam as canções; • Fazer o estudo comparativo entre as canções recolhidas neste trabalho e as de outros cancioneiros portugueses; Delinear estratégias de difusão deste repertório no ensino vocacional e ensino superior de música; • Delinear estratégias de difusão deste repertório em recitais.
- La letra como signo de identidad visual corporativaPublication . Raposo, Daniel; Herrera Fernández, Eduardo; Silva, Fernando Moreira da; Solà-Segalés, Joan CostaAtendiendo a las premisas del Diseño de Comunicación, el diseñador es el mediador indirecto del mensaje corporativo. El diseñador se ocupa del proyecto de Identidad Visual Corporativa, seleccionando y manipulando los códigos intersubjetivos que permitan la correcta decodificación en determinado contexto. El proyecto de Identidad Visual Corporativa se refiere a un sistema de signos gráficos integrados que ganan un nuevo sentido semántico conjunto. Desde la perspectiva del Diseño, la tipografía corporativa es un signo de identidad, que influye en la materialización del posicionamiento grafico-semántico del proyecto de Identidad Visual Corporativa. Pero no existen datos sobre la capacidad gráfica de la letra en influir sobre la definición de la Imagen Corporativa. Esta Tesis pretende comprender el proceso de codificación y decodificación de los signos tipográficos en el ámbito de los proyectos de Identidad Visual Corporativa y de identificar sus connotaciones de base. Para ello, el designio de los diseñadores es confrontado con la percepción pública, con el fin de obtener datos sobre significados denotativos y connotativos creados por la tipografía corporativa y su influencia en la definición de la Imagen Corporativa. Definido en función de una hipótesis, el proceso metodológico ha comprendido una fase de Investigación No Intervencionista y otra Intervencionista. La Investigación No Intervencionista, se basó en Estudio de Casos, en un cuestionario destinado a un público general que excluye diseñadores, estudiantes de diseño o publicistas, intentando identificar las connotaciones de base y secundarias de los logotipos, y posteriormente evaluar las tipografías corporativas usadas en los logotipos, sin interferencia del nombre de marca. La Investigación Activa ha consistido en el experimento por la práctica de principios y conceptos examinados en la literatura especializada. Los datos obtenidos han permitido comprender mejor el proceso de codificación y decodificación gráfica, así como proponer un método de soporte al diseño y evaluación de los proyectos de Identidad Visual Corporativa.
- Design - a construção contínua de competênciasPublication . Gomes, Alexandra Cruchinho; Guedes, Maria da Graça; Ferrão, Hugo Martins GonçalvesO presente estudo fundamenta-se na necessidade, que se entende urgente, para encontrar respostas para diversas questões que vêm surgindo, ao longo dos últimos tempos, e estão relacionadas com a procura de definição das competências necessárias para a formação dos perfis de profissionais em design – os designers. Estes são chamados a responder aos actuais desafios que o mercado lhes apresenta e, conforme se prevê, confrontam-se com exigências profissionais progressivamente mais elevadas. Pretende-se, com o presente trabalho de investigação, compreender e analisar em que medida é que as competências necessárias e determinantes para o desempenho dos designers estão a ser adquiridas ou desenvolvidas, quer ao longo da formação académica, quer ao longo da experiência ou prática profissional. Para além disso, o estudo debruçou-se sobre a percepção que os designers e os docentes do ensino superior em design possuem sobre a evolução das competências requeridas no horizonte de 2015. Cada vez mais se verifica a importância de prever as tendências de evolução das necessidades de qualificação profissional por parte das empresas para que, a partir dessa percepção, possam ser retiradas indicações que irão auxiliar e influenciar todo o trabalho de construção e/ou reformulação das estruturas curriculares dos cursos de design. O trabalho de investigação foi iniciado com a identificação das competências em design, enunciadas e descritas quer por autores e investigadores, quer por diversas instituições, associações e centros de design nacionais e internacionais. O perfil do profissional em design, nas diversas áreas de especialização, definido a partir do levantamento realizado, deu origem a dois questionários, um dirigido aos designers a exercer profissão e outro aos docentes do ensino superior em design. A informação recolhida, a partir dos questionários, foi analisada e, posteriormente, retiradas as conclusões. A principal conclusão do trabalho foi que se verifica a tendência para que, no já próximo horizonte de 2015, os designers se confrontem com o aumento significativo das exigências sobre as competências detidas. Assim, foi desenvolvido um modelo de construção de planos de cursos superiores em design que poderá ser utilizado como apoio à formulação de novos cursos ou reestruturação de cursos existentes.
- Contribuições para uma melhor compreensão do Ensino Superior das Artes Visuais, na União EuropeiaPublication . Raposo, FernandoO estudo que nos propomos realizar alicerça-se no quadro teórico enformado pela emergência de um novo modelo de racionalidade, em consequência do questionamento e rejeição do modelo de racionalidade positivista; pelo desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação, que intensificaram as relações sociais à escala mundial e pela assumpção dos princípios e objectivos enunciados na Declaração de Bolonha, quanto à criação do espaço europeu do ensino superior. Tendo em conta o objectivo do estudo, procurar-se-á identificar, a partir da análise dos planos de estudo dos cursos de Artes Plásticas e Design das instituições portuguesas e italianas objecto de estudo, quais as características a que deve obedecer a configuração de um currículo em Artes Visuais (Artes Plásticas e Design) para a pós-modernidade. No presente estudo ter-se-ão presentes a emergência do novo paradigma da educação, em que a valorização do contexto, do diálogo e do consenso se torna imperativo no processo de construção do conhecimento, bem como os enfoques curriculares que actualmente enformam o ensino das artes visuais.
- As obras de Manuel de Tavares e o desenvolvimento da policoralidade na polifonia portuguesa do século XVIIPublication . Castilho, M.L.C.Nascido em Portalegre, em Portugal, e tendo vivido em pleno período de monarquia dual de Portugal e Espanha, de finais do século XVI a princípios do XVII, Manuel de Tavares fez a sua carreira como Mestre de Capela em várias Catedrais espanholas do continente e das ilhas Canárias. Para fazer o levantamento da sua vida e da sua obra percorremos, deste modo, os arquivos das várias catedrais onde Manuel de Tavares exerceu a sua actividade, ou onde fomos sabendo que se encontravam obras suas. Após o levantamento das fontes da produção musical do compositor, obtivemos um corpus constituído por vinte e oito composições, sendo vinte e sete sacras e uma profana, das quais se procedeu à transcrição moderna, possibilitando assim, a partir desta a investigação metódica das fontes primárias, para realizar a edição do repertório e a sua posterior análise, no sentido de avaliar, sob o ponto de vista técnico-musical, qual terá sido o posicionamento estético de Manuel de Tavares na música do seu tempo. Assim procedeu-se a uma análise tanto quanto possível sistemática das várias vertentes do idioma polifónico de Manuel de Tavares. Teve-se em linha de conta parâmetros como a análise dos géneros musicais representados e seu enquadramento normativo; a estrutura macro-formal; o uso da modalidade; o plano cadencial; a textura contrapontística; a prática de dissonância; o tratamento do material temático e motívico; a relação expressiva entre texto e música; e o percurso estilístico de Manuel de Tavares. Com este estudo analítico pretendeu-se obter esclarecimentos que melhor permitissem avaliar a linguagem pessoal do compositor, bem como o grau de assimilação das inovações estéticas da época. Em todos estes aspectos procurou-se tipificar as duas grandes categorias, em termos da texturacontrapontística, em que se distribui a obra de Tavares: as composições para um só coro e as obras policorais. Finalmente, procedeu-se sempre que possível a uma análise comparativa, relacionando os aspectos fundamentais da música de Tavares com os das obras de alguns compositores seus coetâneos, quer portugueses quer espanhóis. Em conclusão podemos afirmar que estamos perante um repertório musical no qual convivem e se cruzam, em simultâneo, um stile antico modernizado, alargado a novos elementos de uma escrita harmónica, e um stile moderno que agrega já o fundamental de um discurso policoral, concertante e apoiado na técnica do baixo contínuo. O apelo interpolado a distintos códigos estilísticos pelo compositor, consoante as preferências das circunstâncias, parece apontar para uma postura musical característica da estética barroca.