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- A prática da leitura como contributo para o ensino de instrumentoPublication . Maurício, Pedro Filipe Sequeira; Ladeira, Pedro Miguel ReixaO presente relatório procura dar resposta a algumas lacunas respeitantes à importância que a Formação Musical deve ter no desenvolvimento do ensino do instrumento, sobretudo na prática da leitura. Pretende-se assim levar a efeito um estudo comparativo entre a prática do instrumento e o contributo da Formação Musical. Para tal, serão necessárias observações em contexto escolar de turmas de 1º Grau. Na conclusão deste nível de ensino, é esperado que qualquer aluno saiba ler, ouvir e interpretar muito bem, assim como, saber caracterizar o som quanto à sua duração, altura, timbre e intensidade. Na construção do presente trabalho, pretende-se incidir especialmente na relação entre a leitura e a interpretação, neste caso, da prática da leitura no instrumento e perceber qual o desfasamento entre elas, para assim se conseguir indicar caminhos que possam atenuar este facto.
- Tratamento didático do erro na produção escrita dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico : um estudo de casoPublication . Cardoso, Raquel Pereira; Gonçalves, Teresa Maria Pinto Alves Augusto DuarteA escrita do presente relatório de estágio teve lugar na fase final do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Nele relatamos o trabalho que desenvolvemos ao longo da Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar e em 1.º Ciclo do Ensino Básico e também apresentamos os resultados de uma investigação de campo, intitulada “Tratamento didático do erro na produção escrita dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico - Um estudo de caso”. Procedemos a uma descrição detalhada do trabalho realizado ao longo de toda a Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar e em 1.º Ciclo do Ensino Básico e apresentamos uma reflexão final acerca de cada prática, bem como a explicação pormenorizada de cada semana individual e respetiva reflexão. A investigação foi realizada no ano letivo 2015/2016 numa turma de 3.º ano, constituída por 27 alunos, da Escola Básica Integrada João Roiz, na qual decorreu a Prática Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico. Desenvolvemos uma investigação qualitativa, cuja temática se centrou no tratamento didático do erro ortográfico. Desta surgiram as seguintes questões-problema que nortearam o estudo: Todos os alunos da turma têm o mesmo grau de desenvolvimento da competência ortográfica? Será possível melhorar o nível de desenvolvimento da competência ortográfica dos alunos através de atividades específicas? Partindo destas questões, os objetivos definidos foram: 1. Avaliar o desenvolvimento da competência ortográfica dos alunos; 2. Propor atividades que ajudem a resolver os problemas ortográficos detetados. Para atingirmos os objetivos e podermos inferir e concluir sobre o desenvolvimento da competência ortográfica perante as atividades propostas, utilizámos como técnicas de recolhas de dados: a observação participante, as notas de campo e os registos gráficos. Para além da atividade de produção escrita para diagnosticar o tipo de erro ortográfico mais recorrente, levámos a cabo duas atividades para promover a consolidação ortográfica e apelar à reflexão sobre o modo como as palavras se escrevem, tendo em conta as regras ortográficas. A quarta atividade enquadrou-se numa avaliação, para averiguar o desenvolvimento da competência ortográfica dos alunos perante as atividades implementadas. Apesar do pouco tempo disponível, os resultados obtidos neste estudo permitem corroborar o potencial construtivo, didático e criativo do erro ortográfico, perante o ensino reflexivo do mesmo, afastando o caráter punitivo por vezes utilizado nas escolas. Assim, ao longo desta investigação, não é dada primazia ao número de erros cometidos pelos alunos, mas sim à evolução do processo de aprendizagem inerente às atividades propostas. Sendo um tema pertinente para qualquer professor de 1.º Ciclo do Ensino Básico, esta investigação permite proporcionar uma visão construtiva, didática e criativa do erro ortográfico, encarando-o como objeto de estratégia a serviço da inovação educativa utilizada nas salas de aula.
- Numerical evaluation of the behavior of tubular columns in the connections to I beams with welded reverse channelPublication . Magalhães, Luís; Rebelo, Carlos; Jordão, SandraThis paper presents results of numerical study on the behaviour of tubular columns in the connections to I beams with U-profiles, effected on the basis of a parametric variation of the most significant characteristics of tubular profiles. The parameters considered are the thicknesses, the widths and the diameters of the tubular columns, the filling with concrete. The main purpose is the characterisation of the nonlinear behaviour of this type of steel joints. The results of the parametric study with numerical models allow correlate the parameters considered with the structural behaviour of the connection, defined by the resistance, the stiffness and the rotation capacity and calibrate the experimental tests. The numerical models are developed with the software LUSAS.
- Preferências de leitura nas crianças do 1º ciclo do ensino básico : haverá indícios de preferências diferentes em função do género?Publication . Pereira, Cláudia Patrícia Lopes; Pires, Maria da Natividade Carvalho; Pais, António PereiraO presente Relatório de Estágio apresenta o trabalho desenvolvido ao longo da Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar e da Prática Supervisionada em 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Deste relatório consta também a investigação desenvolvida no âmbito no 1º Ciclo do Ensino Básico, cujo tema se relaciona com as preferências de leitura consoante o género dos alunos. Fizemos um enquadramento relativamente ao tema da investigação, em que é identificado o problema, sendo feita uma contextualização do estudo. Ainda nesta primeira parte é referimos a questão-problema a que se pretende responder – “Preferências de leitura nas crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico - Haverá indícios de preferências diferentes em função do género?” – e enunciamos os objetivos (geral e específicos). Apresentamos, de seguida, o trabalho desenvolvido ao longo de ambas as práticas supervisionadas (Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico). Por fim, apresentamos a investigação e analisamos e interpretamos os dados recolhidos ao longo de todo o processo de investigação. Para esta investigação foram realizados inquéritos, foi feita observação ao longo da prática supervisionada e elaborada uma atividade com os alunos tendo em conta a questão-problema. No final são apresentadas as considerações finais, em que podemos concluir que as diferenças em relação às preferências de leitura, em alunos com 9/10 anos de idade, não são muito significativas, apesar de existirem algumas. Verificou-se que apesar de as tendências indicarem que os rapazes preferem livros de aventura e ação e as raparigas livros com romance e contos de princesas, o contrário também se verifica. Embora estudos anteriores, centrados em jovens adolescentes, indiquem que são os rapazes quem lê menos, neste caso e na faixa etária em causa, os rapazes demonstram hábitos de leitura e afirmam ler com frequência.
- Avaliação e controlo da dor no doente que não comunicaPublication . Soares, Tânia de Lurdes Ludovico; Sapeta, Ana Paula Gonçalves Antunes; Belo, Ana Paula Pires RodriguesO presente relatório tem como fim a descrição e reflexão das atividades realizadas durante a Unidade Curricular de Prática Clínica do Mestrado em Cuidados Paliativos da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias. A prática clínica teve lugar numa prestigiada Unidade de Cuidados Paliativos, reconhecida a nível internacional, cujo modelo de organização e funcionamento da equipa, bem como a caraterização do serviço, são aqui descritos. Esta experiência permitiu que presenciasse, vivenciasse, casos clínicos singulares. Tendo por base esta experiência obtida na prática clínica e recorrendo ao uso de bibliografia recomendada, foi efetuada uma reflexão crítica que aborda as quatro áreas chave dos Cuidados Paliativos: controlo dos sintomas, comunicação, apoio à família e trabalho em equipa. Foi também feito o enquadramento do tema “Avaliação e Controlo da Dor no Doente que Não Comunica” e expostos os resultados da revisão sistemática da literatura, subordinada a esta temática. O Projeto de Intervenção que decorreu na Unidade de Cuidados Continuados Integrados em que trabalho, foi implementado com o intuito de facilitar a avaliação da dor nos doentes que não têm a capacidade cognitiva para expressar a sua dor, uma vez que esta é uma das lacunas dos serviços que deve ser melhorada. Foi realizada para o efeito uma formação em serviço, onde foi abordada a temática e implementadas medidas. Os resultados deste projeto foram positivos, mas não satisfatórios. Com esse intuito procurarei dar continuação ao mesmo.
- O contributo dos mapas mentais e da criatividade no processo de aprendizagem da criançaPublication . Carita, Ana Sofia Nunes; Pereira, Cristina Maria GonçalvesO presente relatório de estágio organiza-se como uma descrição do trabalho desenvolvido ao longo das Práticas de Ensino Supervisionadas em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB. Ao longo do desenvolvimento das práticas de ensino supervisionadas, foi realizada uma investigação de caráter qualitativo, tendo por base a investigação-ação que teve como objetivo analisar o contributo dos mapas mentais na organização do pensamento em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico. Pretendemos, pois, compreender se através da construção dos seus próprios mapas mentais a criança terá maior sucesso no processo de aprendizagem, possibilitando-lhe uma melhor compreensão e memorização dos conceitos e uma organização mais adequada das ideias e conteúdos. Considerando que para a construção dos mapas mentais podem ser utilizadas técnicas e materiais diversificados, fazendo todos eles apelo à concretização pictórica de ideias, utilizando símbolos, palavras, desenhos, recortes, etc., pareceu-nos importante analisar, em paralelo, uma outra problemática: “Será que as técnicas e materiais diversificados que a criança pode utilizar na construção de mapas mentais podem promover a criatividade na criança?”. Esta investigação foi implementada nos dois ciclos de educação em que decorreram as Práticas de Ensino Supervisionadas, mais especificamente, durante a PES na Educação Pré-Escolar, com crianças de idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos e na PES no 1º CEB com uma turma de alunos do 2º ano de escolaridade. A aplicação de um estudo em dois ciclos de ensino possibilitou-nos a realização de uma análise transversal com dois grupos diferentes em diferentes situações. No que respeita às técnicas e instrumentos de recolha de dados utilizados ao longo da investigação salientam-se: entrevistas semiestruturadas realizadas à educadora cooperante e à professora cooperante; notas de campo; registos gráficos produzidos pelas crianças, nomeadamente os mapas mentais; Torrance Tests of Creative Thinking (TTCT). Dos resultados analisados é importante referir a articulação entre os mapas mentais e a criatividade, sendo uma dinâmica que contribuiu para a organização do pensamento, enriquecendo o processo de aprendizagem de cada um, devendo a sua utilização organizar-se como uma estratégia cada vez mais presente no currículo educativo.
- Contributo da utilização dos recursos educativos digitais no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Ribeiro, Joana Patrícia Agostinho; Gil, HenriqueO estudo foi concretizado numa turma do 1.º ano de escolaridade do 1.º CEB, constituída por 27 alunos, numa Escola EB1, onde se realizou a Prática de Ensino Supervisionada (PES), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB.. O objetivo da investigação pretendeu averiguar quais os potenciais contributos que a utilização complementar de um recurso em formato digital pode contribuir para melhorar a motivação e o envolvimento dos alunos no sentido de promover mais e melhores aprendizagens. Relativamente ao tipo de investigação, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa que recaiu numa investigação-ação. Como técnicas de recolha de dados foram utilizadas as notas de campo, a observação participante, a entrevista semiestruturada, o inquérito por questionário e os registos fotográficos. Nesta recolha de dados houve a participação direta dos alunos da turma, da Orientadora Cooperante, do «Par Pedagógico» e dos professores titulares de turma da Escola EB1 Quinta da Granja. Os resultados obtidos após a análise e tratamento dos dados, permitiram concluir que ao utilizar este RED os alunos demonstraram terem adquirido aprendizagens mais significativas, pelo facto de se terem potenciado níveis de maior interesse, empenho, motivação, envolvimento e espírito de iniciativa no decorrer das atividades propostas.
- Falsos amigos francês/português : francês para fins empresariaisPublication . Brunheta, Virgínia; Franco, Hugo; Santos, Maria EduardaA aquisição de línguas estrangeiras revela-se imprescindível para a formação do profissional de Secretariado na era da globalização em que vivemos. Não obstante a importância do inglês e do espanhol na rápida integração no contexto empresarial dos nossos dias, é inegável o papel diferenciador do domínio do francês. Dado que pertencem à mesma família linguística, o francês e o português apresentam algumas semelhanças, tanto a nível fonológico como morfológico, que induzem, frequentemente, o aprendente de francês língua estrangeira em erro. Decorrente dos estudos realizados pela Análise Contrastiva, a expressão falsos amigos refere-se a palavras que em geral têm uma origem comum, são morfologicamente semelhantes entre diferentes línguas, mas apresentam significados diferentes. Com este estudo pretendemos apresentar um conjunto de falsos amigos da área específica do francês para fins empresariais a partir de um corpus de produções orais e escritas de alunos de Secretariado, contribuindo, deste modo, para a facilitação do processo de ensino/aprendizagem do francês língua estrangeira.
- Avaliação do desempenho docente enquanto orientadora do desenvolvimento profissionalPublication . Macedo, Mário Rui de Gouveia; Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões daA avaliação de desempenho docente (ADD) tem-se revelado nos últimos tempos um processo ao qual os docentes têm respondido de diversas formas. Primeiramente, foi um procedimento muito contestado o que, consequentemente, foi derivando para algumas situações que o alteraram na sua base e estrutura até ao modelo atual da ADD que está em vigência. Desta forma, a ADD tem vindo a assumir uma importância de relevo no panorama social e educativo nacional, despertando uma maior atenção aos investigadores. Com este estudo, com vista a refletir a perspetiva sobre a potencialidade da ADD enquanto orientadora do desenvolvimento profissional, pretendemos dar resposta a uma questão Q1 - Quais as perceções dos docentes relativamente à avaliação do desempenho docente? E, complementar o estudo dando resposta a uma segunda questão Q2 - De que modo o processo de avaliação do desempenho docente pode criar uma oportunidade de desenvolvimento profissional do professor? A fim de dar resposta às questões, especificadas em sub-questões, definimos os seguintes objetivos: Obj 1 - Compreender as perceções que os professores avaliadores e avaliados têm acerca da Avaliação do Desempenho Docente (avaliação e modelo) e Obj2 – Evidenciar linhas orientadoras para um modelo de avaliação do desempenho docente promotor de desenvolvimento profissional. Assim, desenhou-se um plano de estudo de natureza predominantemente qualitativa, de cariz exploratório e descritivo, procurando captar o ponto de vista de participantes ativos no processo da ADD. Os principais meios de recolha de dados foram uma entrevista semiestruturada aplicada a quatro diretores de agrupamentos de escola e a aplicação de um questionário on-line a 81 professores (avaliadores e avaliados). Os resultados evidenciam que os docentes concordam em ser avaliados mas que o modelo atual da ADD não é uma resposta eficaz aos seus anseios, e que, apesar de todas as suas reticências levantadas ao atual modelo de avaliação, consideram que a avaliação de desempenho docente pode ser orientadora para o desenvolvimento profissional, uma vez que a base da partilha de experiências ou trabalhar e ser avaliado por avaliadores em quem confiem tornam a ADD um processo mais harmonioso, sério e justo, levando-os a uma colaboração motivada e consequentemente abrangente. Em termos gerais, é possível concluir que as experiências relativas ao processo da ADD no ensino público e que os docentes envolvidos na investigação apontam, em todas as suas vertentes, tiveram impacto na melhoria das práticas, na formação inicial de professores e no seu desenvolvimento profissional. Também se concluiu que o congelamento da progressão na carreira condicionou a vertente formativa, ela que deveria estar no centro da promoção da melhoria do desempenho profissional. Há um reconhecimento ao nível da formação contínua, sendo fundamental para haver desenvolvimento profissional. Constatamos ainda que o atual modelo da ADD se apresenta com algumas limitações que condicionam o processo avaliativo, como o caso das quotas de classificação, o tipo de avaliador (interno/externo) e a ausência de avaliação colaborativa. No caso dos diretores, transversalmente, veem o processo da ADD como uma ferramenta útil mas com necessidade de se adaptar às realidades de cada agrupamento. Uma vez que o atual modelo da ADD necessita de alterações, seria de se reduzir o papel burocrático que o próprio modelo tem associado e fomentar ainda mais a componente formativa para assim se conseguir alcançar um desenvolvimento docente sustentado.
- Caracterização do desempenho térmico da envolvente exterior de edifícios antigos: rua Fernandes TomásPublication . Santos, Elisabete Milheiro dos; Ramos, Ana Teresa Vaz Ferreira; Silva, José António Raimundo Mendes daNo passado o homem dependeu de fontes de energia renováveis (madeira, moinhos de vento e de água…). A partir da Revolução Industrial essas fontes deixaram de ser suficientes, verificou-se desde então um crescimento do consumo energético e por consequência a excessiva dependência de combustíveis fósseis. Com as emissões de gases de efeitos estufa (GEE) a eles associados, e a degradação ambiental que se tem manifestado através das alterações climáticas, é necessário procurar soluções sustentáveis e implementar medidas adequadas para desagravar esta situação, nomeadamente repensar os padrões de produção e consumo nos diversos sectores da atividade humana. Sendo o sector dos edifícios responsável por uma percentagem considerável dos consumos energéticos registados, um dos desafios passa pela melhoria da sua eficiência energética. Neste sentido, a União Europeia tem vindo a regulamentar impondo requisitos mínimos de desempenho energético dos edifícios novos e existentes. Com a implementação da recente diretiva n.º 2010/31/UE do Parlamento Europeu e do Conselho, que atualizou em Portugal o Sistema Certificação Energética dos Edifícios (SCE), e que integra o Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação (REH) surge a necessidade de reabilitar o edificado existente. Este trabalho pretende numa primeira fase a caracterização construtiva do edificado existente da Rua Fernandes Tomás, situada numa das zonas mais antigas de Coimbra (um lugar conhecido como a "Alta" que pertence a uma área circundante de outra recentemente classificada como Património Mundial da UNESCO), através do levantamento visual dos edifícios. Com o objetivo de sistematização do levantamento foram utilizadas fichas de caracterização tipificadas, elaboradas com esse propósito. Numa segunda fase procede-se à caracterização do comportamento térmico de soluções existentes e de medidas de reabilitação (relacionadas com a envolvente exterior) de edifícios antigos utilizando como ferramenta a regulamentação térmica, REH e como demonstração esta foi efetuada também com recurso ao programa informático DesignBuilder. Para tal, foram escolhidos dois edifícios da zona analisada aos quais foram aplicadas algumas intervenções com vista à redução das necessidades energéticas e a torna-los mais sustentáveis. O nível da exigência de reabilitação do edifício existente, sobretudo nos centros urbanos antigos, pressupõe um conhecimento adequado do mesmo para a definição do tipo de intervenção. Para reunir dados precisos da realidade construída é importante desenvolver uma ferramenta para a análise dos edifícios, desenhando um instrumento compatível com as características da área onde o edifico está localizado e para os objetivos propostos. Neste trabalho criou-se uma ferramenta que permitiu realizar o levantamento, o registo e a análise das características do edificado da Rua Fernandes Tomás, particularmente da envolvente exterior deste, e a obtenção de resultados relevantes da realidade construída que permitiram passar à fase seguinte de análise do desempenho térmico dos casos de estudo. São apresentados os resultados e estes mostram a existência de um edificado a reabilitar pouco eficiente e com necessidades energéticas maioritariamente de aquecimento. As medidas de melhoria relacionadas com a envolvente exterior, sendo o reforço do isolamento das paredes, coberturas e envidraçados, e o controlo da ventilação, promovem uma efetiva poupança de energia nos edifícios em estudo.